terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Pólipos Uterinos x Fertilidade



Os pólipos uterinos são proliferações da camada interna uterina, podendo ser endometriais ou endocervicais dependendo da sua localização, se surgem na região endometrial (local de implantação do embrião) ou no colo uterino, respectivamente. Essas proliferações ocorrem devido ao estímulo hormonal, sobretudo de estrógeno, próprio de cada mulher.

Surgem geralmente após a quarta década de vida, mas podem surgir antes e diminuir, por exemplo, a fertilidade. Os pólipos são na imensa maioria das vezes estruturas benignas, que no entanto, podem sofrer processos de malignização.

Os principais sintomas são sangramentos excessivos e irregulares, dores menstruais e infertilidade. Todos esses sintomas estão ligados à posição do pólipo, sobretudo quando este se encontra no endométrio.

O endométrio é a região onde o embrião se implanta, a presença do pólipo funciona como um obstáculo a esta implantação. Assim, esta é uma causa determinante quando presente, de infertilidade. Da mesma forma, pela posição intra-uterina, o pólipo provoca mais dor e sangramento menstrual.

A retirada dos pólipos endometriais se faz de maneira rápida, simples e eficaz, por histeroscopia, uma pequena cirurgia por vídeo, minimamente invasiva, sem cortes. Já os pólipos endocervicais podem muitas vezes ser retirados com uso de pinças durante uma prevenção ginecológica.


180 comentários:

  1. Quando não sabemos exatamente o que nos impede de engravidar ficamos imaginando muitas possiveis causas... Mas quando temos ao nosso lado alguém como o Dr. Daniel que nos surpreende sempre com algum tema pertinente as nossas duvidas, ficamos mais tranquilas. Acredito que estamos cada vez mais perto de obter o êxito esperado. Muito obrigada por tudo. Joraya Sonara

    ResponderExcluir
  2. Dr. eu tenho polipos. fui ao medico e ele me falou que eu poderis ficar boa tomando remedio que é muito caso, é umas injeções,e o tratamento ficou em torno de dois mil e setessentos reas.minha duvida é seguinte.pesquisei sobre essa doença e todos medicos só falaram de pequena cirurgia,nem um desseram nada sobre remedio. mim ajude.jos_menezes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Em resposta ao anônimo de 06/06/2012.
    Para resolver um problema como este, a presença de pólipos, somente com uma cirurgia, chamada histeroscopia, nada relacionado ao uso de medicações vai resolver esse problema, procure outra opinião.

    ResponderExcluir
  4. Dr.Daniel, retirei um pólipo a 02 semanas no endometrio, foi super tranquilo, mas até o momento a minha menstruação não desceu tenho um ciclo curto de 24 dias (acompanho o ciclo a 7 meses), será que o pólipo deixou o ciclo curto e agora depois que retirei vai voltar ao normal? estou 27º dia do ciclo.

    ResponderExcluir
  5. Em resposta ao anônimo de 17/07/2012.
    Aguarde um pouco, pois o ciclo deve mudar após a retirada do pólipo....

    ResponderExcluir
  6. Dr. Daniel, ja estou no meu vigésimo dia de menstruação. Estou preocupada, o que,além disso, pode ser? Tenho apenas 17 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 25/08/2012.
      Existem várias causas para excesso de sangramento, desde hormonais, alterações no sistema de coagulação, pólipos, miomas e etc. Vc deve ser acompanhada com um especialista para descobrir o que está acontecendo.

      Excluir
  7. Dr. Daniel,
    Retirei um pólipo no dia 04/09. A minha dúvida é que até agora ainda há um pouco de sangramento, pouco mais ainda persiste. Quando ando ou faço algum esforço, o sangramento aumenta. Como disse não é volume grande, é como se fosse aquele final ou início de menstruação. Também sinto um pouco de dor e ela é constante. Isto é normal? A médica disse que o normal é o sangramento durar três dias, mas pode que ocorrer de durar de 7 a 10 dias, mas já se passou mais temmpo. Quanto a dor, tomei um analgésico indicado por ela (Lisador) quando sai do hospital. E quando liguei falando que a dor não tinha passado, ela receitou um antinflamatório (Nisulid). Mas também não fez efeito. Vou retornar na mádica na próxima semana, porque estou um pouco preocupada.

    ResponderExcluir
  8. Dr. Daniel, tenho 32 anos e fui diagnosticada com pólipo endometrial e mioma de 0,42cm no interior do útero. Tenho ainda outros três miomas por fora do útero. Sou casada e já pretendia engravidar após retirar o pólipo, mas minha médica acha melhor eu tentar engravidar imediatamente apesar do pólipo e do mioma. Porém, estou muito receosa de que a presença do pólipo, principalmente, cause um aborto. Sei que existe a possibilidade de uma mulher engravidar mesmo tendo pólipo e mioma, mas será possível manter a gravidez? Aliás, é isso que me preocupa, pois não quero engravidar para perder a gestação... o que o senhor acha mais prudente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 20/11/2012.
      Na minha opinião vc deve retirar antes de tentar engravidar, pois será difícil com o pólipo e o mioma e existem riscos de perdas.

      Excluir
  9. Dr. minha esposa esta com 12 semanas de gestação e foi diagnosticado um polipo do colo do útero de aproximadamente 2cm gostaria de saber qual é o risco de perda do bebe e para a saúde da mãe que esta com sangramento e qual seria o melhor tratamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 30/01/2013.
      Na gravidez, em geral, não deve-se retirar esse pólipo, a conduta é conservadora.

      Excluir
  10. Dr estou gravida de 20 semanas e tenho um polipo que foi diagnosticado durante a gravidez, vc vê problemas
    No decorrer da gestacao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 01/03/2013.
      Seu pólipo deve ser cervical, no colo do útero. Isso pode provocar sangramentos, mas em geral não há problemas graves para a gestação.

      Excluir
  11. Tenho 47 anos, minha mestruaçao e normal, mas meu médico disse que tenho um pólipo endorcervical, e tenho que tirar. Mas nao sinto nada nem cólica, mestruaçao e normal, nem dor nas relaçoes. preciso mesmo tirar.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 11/03/2013.
      O ideal é retirar, pois não se sabe o que pode acontecer no futuro com este pólipo.

      Excluir
    2. Dr tenho 36 anos e um filho de 17 e nunca mais engravidei. Todos os anos faco meus exames r sempre deu normal. Sempre dizia a minha ginec q sentia muita coliva e mestr inregular. Esse ano troquei d medica e d.cara ela mandou fazer video histeroscopia e constatou 1 polipo e no dia 25 de marco estarei retirando. O medo e q devido a demora do diagnostico do polipo tenha virado maligno. Isso pode acontecer? Desde ja agradeco karla cris.

      Excluir
    3. Olá Karla.
      A transformação do pólipo em lesão maligna pode acontecer, teoricamente quanto mais tempo com o pólipo maior o risco....

      Excluir
  12. Dr. Daniel, eu tenho um polipo endometrial e preciso fazer a histeroscopia para a retirada. A GO me receitou uma medicaçao chamada Primolut Nor do 13° ate o dia 25°. Gostaria de saber de esse remedio tomado nessa data inibe a ovulaçao. Moro na Italia e fui atendida na emergencia do hospital qdo tive a hemorragia. Fiz 2 curetagens uma em seguida da outra e agora estou esperando a 2 meses a histeroscopia, eles nao me esclareceram muita coisa talvez pq sou extrangeira. Tenho 41 anos e quero engravidar logo!
    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 25/03/2013.
      Essa medicação não inibe a ovulação.
      Com 41 anos, além de retirar o pólipo vc deve fazer algum tratamento para engravidar, as dificuldades aumentam muito em conseguir uma gravidez após os 40 anos.

      Excluir
  13. Oi Dr Daniel fiz uma histeroscopia cirúrgica dia 22/02/2013, fiquei sangrando uns três dias, esquece de Tomar o anticoncepcional um dia, no outro tomei depois esquece de Tomar de novo, então parei de Tomar e a menstruação desceu, tive relação dia 14/03, tem alguns possibilidade de estar grávida,a menstruação ainda não desceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 29/03/2013.
      Espere uns 30 dias, para termos noção melhor.

      Excluir
  14. Dr. Daniel, muito obrigada pelo esclarecimento! abracos
    Anonimo do dia 25/03/2013

    ResponderExcluir
  15. olá Doutor Daniel , tenho um pólipo endometrial de 0,8 , não tenho filhos ainda e meu médico falou que a única maneira de retirar esse pólipo e com uma histerectomia total , então nao podei engravidar nunca ? gostaria de saber se esse é realmente o unico modo de retirar esse polipo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 26/04/2013.
      Não, nunca.
      Vc pode retirar por histeroscopia, um procedimento rápido e simples, procure outro médico urgente.

      Excluir
  16. obrigada DR. Daniel diógines . ja estava muito triste com a possibilidade de não engravidar.

    ResponderExcluir
  17. Doutor Diógenes! Eu retirei um pólipo e o médico disse que não conseguiu retirar inteiro, porque estava duro, mas falou que por ser benigno não tem problema nenhum. Qual seria a sua opinião? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michela.
      Acho que vc deveria retirá-lo totalmente.

      Excluir
  18. Bom dia Dr. Daniel, fiz um video histeroscopia no dia 10/05 e estava tudo normal, mas no dia 12/05 exagerei um pouco, peguei peso, subi e desci escada demais, e comecei a ter sagramento e muita dor. Estou preocupada, isso será normal porque passei do ponto, ou pode ter ocorrido alguma coisa?

    ResponderExcluir
  19. Dr. Daniel, espero que possa me auxiliar! Eu fiz uma vídeo histeroscopia para retirada de pólipo endometrial, um de 0,6cm e outro de 1,0cm em 06/02/13. No laudo anatológico microscópico saiu assim -1 Pólipo de endométrio em regressão cística glandular, sem atipias. -2 Material constituído de miométrio e endométrio hipotrófico. -3 Adenomiose discreta. Eu não tive tempo de conversar com o médico que fez a cirúrgia, pois moro em outra cidade. Então lhe pergunto, está normal? Posso engravidar normalmente?
    CCJ 29 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 18/05/2013.
      normal...pode....

      Excluir
  20. eu retirei um polipos guantos minha mestruasáo deseu dia 14 e dia 17 tive relasáo sera que posu esta gravida

    ResponderExcluir
  21. maria eu retirei um polipos dia 10 5 13 dia 14 minha mestruasáo deseu e 17 tive relasáo com meu espozo sera que engravidei

    ResponderExcluir
  22. Olá Dr. Daniel, estou com 19 semanas de gestação e na 11ª semana foi disgnosticado que tinha um pólipo, entretanto na semana passada o meu pólipo saiu sozinho e hj recebi o resultado da biópsia, que confirmou que se tratava de um pólipo endocervical. Quais os riscos para a gravidez e de o pólico voltar? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá andressa.
      Risco nenhum para gravidez, já que ele saiu...mas pode voltar.....

      Excluir
    2. Olá Andressa, se o pólipo saiu vc não deve ter mais problemas, mesmo com o pólipo provavelmente vc não teria problemas.....

      Excluir
  23. Dr. Retirei um polipo recentemente, agora em 08/05/2013, realmente mudou meu ciclo, mas continua o mesmo fluxo, sempre tive bastante. É verdade que agora seria mais facil eu engravidar? Nõa sei se hj estou preparada, pois já tenho 47 anos e sei que existe um risco de gravidez pela minha idade não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em resposta à anônima de 24/05/2013.
      Verdade sim. Engravidar aos 47 anos é algo bem difícil.....

      Excluir
  24. Olá Dr. Daniel!!!!

    Retirei um pólipo do endométrio recentemente em 08.05.2013 foi feito biópsia e deu benigno.

    Existe possobilidade de voltar?

    É verdade que fica mais facil de engravidar? O meu ciclo mudou, mas continua com fluxo como sempre tive..... Nada alterou. Tenho 47 anos e sei que existe um risco na gravidez pela idade não é mesmo?
    Tenho medo de engravidar....

    ResponderExcluir
  25. Tenho um cisto de grande proporção no ovário direito, vou me submeter a uma cirurgia para retirá-lo Tenho um mioma intramural pequeno no útero que permanece sem sem alteração ao longo do tempo,porém através de exames vinha-se percebendo oque meu útero vinha crescendo um pouco .Há um mês tive um sangramento muito forte e fiz uma curetagem com biopsia que teve como diagnóstico pólipo endometrial após novo exame meu útero diminui o tamanho consideravelmente. O sr. acha que devo retirá-lo também? Por favor me ajude.

    M. P. Q.L 48 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá M.P.Q.L
      Depende do tamanho do mioma, essa decisão deve ser tomada por vc e pelo seu médico.

      Excluir
  26. Ola Dr Daniel tenho 35 anos tenho um polipo de 2cm descobri a mais de 7 anos diagnosticado como mioma so a dois anos com a video histeroscopia descobri o polipo minha medica informou que era melhor tirar antes de tentar engravidar (nunca tentei)com a retirada do polipo endometrial poderei ter filhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisely.
      Retire logo, suas chances de gravidez serão muito maiores qdo retirar o pólipo.

      Excluir
  27. Boa tarde Dr.
    Estou tentando engravidar a 8 anos, tenho 36 anos, recentemente fiz a vídeo histeroscopia diagnostica, e o medico disse que estou com um pólipo de aproximadamente 3cm ? Este pólipo pode ser um impecilio na gravides ?? Já marquei a cirurgia para retirada, vc acha que devo esperar alguns meses para tentar uma gravides natural ?? Ou devo seguir para uma fertilização ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em resposta à anônima de 18/06/2013.
      o pólipo atrapalha muito, diminuindo suas chances de gravidez...a decisão de fertilização dependerá muito dos exames e de como vc e seu marido estão.

      Excluir
  28. Ola Dr. Daniel, tenho 31 anos e nunca engravidei, fiz uma ultrassom transvaginal e o exame detectou um polipo endocervical de 0,09cm, que é bastante pequeno mas estou muito preocupada com isso. Minha menstruação tem um ciclo bastante regular e não tenho sangramentos. Ainda não mostrei a minha medica, mas gostaria saber se é algo muito grave, se é maligno, se posso ter um vida sexual normal com o polipo, se ainda posso engravidar um dia e qual o provável método de tratamento. Agradeço sua orientação!

    Diana Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diana.
      nada grave e em geral é benigno, vida sexual normal. Vc poderá engravidar sem problemas.

      Excluir
  29. Dr boa noite tenho 39 anos retirei um pólipo no endometrio dia 27 de maio de 2013 gostaria de saber quanto tempo após retirada do pólipo posso tentar engravidar tenho pressa devido a minha idade nao consigui falar com meu medico porque moro ah 400 km de onde fiz a histeroscopia cirurgica.

    ResponderExcluir
  30. Boa noite Dr retirei um polipo no endometrio dia 27 de maio, do ano de 2013 gostaria de saber quanto tempo devo esperar para tentar engravidar após retirada do pólipo pois tenho 39 anos e tenho pressa devido a minha idade nao consgui falar com meu médico porque moro a 400 km de onde fiz a histeroscopia cirurgica.

    ResponderExcluir
  31. Ola doutor fiz o papanicolau e a enfermeira me disse que tinha um polipo , mais que n tinha sangrado, so que logo em seguida comecei a sentir muita cólicas e tive sangramento, estou menstruando 3 vezes ao ao mês será que pode ser um polipo?

    ResponderExcluir
  32. Dr Daniel, bom dia. Meu nome é Angelica, tenho 31 anos, fiz Fertilização in Vitro e estou gravida de gemeos e de 4 meses. Estava tendo um corrimento escuro e procurei meu médico, ele solicitou um exame de colposcopia e o resultado foi um pólipo de aproximadamente 5 cm. No laudo do exame esta escrito "Endocérvice com relevo papilar simples, apresentando formação polipóide de grandes dimensões, com base larga, não sendo possível identificar sua origem; observa-se área necrótica em sua extremidade
    distal". As opinioes estao divididas, alguns médicos falam para eu retirar pois pode necrosar e causar uma inflamação.... outros médicos dizem para eu não retirar no periodo gestacional, pois pode-se causar um aborto no momento da extração. Gostaria de saber sua opinião. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angélica.
      Na minha opinião, vc não deve retirar agora, pelo risco de sangramento.

      Excluir
  33. Olá, Dr. Daniel.
    Gostaria de saber se após a retirada do pólipo no endométrio é possível engravidar e quanto tempo devo esperar para tentar engravidar de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sylvia.
      sim é possível, não precisa esperar tempo algum.

      Excluir
  34. boa noite Dr daniel!!!
    eu retirei polipos do endometro e já esta fazendo 30 dias e continua sangrando um pouco estou com muito medo pois estou tomando estradiol 1mg tomo 4ml ao dia para prepara o endometrio pra transferencia dos embriões, perguntei ao meu medico e ele falou que é normal mas gostaria de uma segunda opinião se é normal e não terá complicações pois o sangramento não para mesmo sendo um pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta à anônima de 03/07.
      Pode acontecer após a retirada, mas com uso do estradiol já era para ter parado...

      Excluir
  35. Dr.Daniel
    Retirei dois pólipos, há dois meses. Mas ainda hoje quando faço abdominal, fico nos dias seguintes com um pouco de dor é normal? ou devo esperar mais tempo pra me exercitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta à anônima de 08/07.
      Isso não deve ter nada a ver com a retirada dos pólipos.

      Excluir
  36. Dr. Daniel
    Sempre quando pego mais pesado na malhação, sinto dor nos dias seguintes. Mas O médico recomendou só 7 dias de repouso, após a retirada do pólipo e isso já fazem dois meses. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kátia.
      Isso não tem relação alguma com pólipos ou retirada.

      Excluir
  37. Olá Doutor meu nome é Mikaela, no dia 23-04-2013, fiz uma histeroscopia cirurgia para a retirada de um polipo endometriais e outro endocervicais, pois constava na minha transvaginal que eu tinha polipos nestas duas regiões, foi uma luta para conseguir essa histeroscopia, mais gracas a Deus fiz e ocorreu tudo bem. Só que agora de 05-07 apresentei meu relatório ao médico ele verificou que o médico que fez a Histeroscopia só fez a retirada de um polipo endocervical,. Será que o outro deve ter sido expelido. E isso pode acontecer do corpo expelir o polipo durante a menstruação. O medico que fui no dia 05, pediu que eu fizesse outra transvaginal, para ver se ainda estou com este polipo endometrial, porque estou tentado engravidar desde setembro de 2012 e não consigo. O Senhor poderia mim da um apiniã.
    Desde de já agradeço
    Mikaela
    Mata de São João Bahia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mikaela.
      Pode acontecer, mas não é comum. O pólipo ou os pólipos endometriais devem estar lá e precisam ser retirados.

      Excluir
  38. Olá, Dr Daniel. Fiz ppn e deu "lesões epiteliais escamosas de significado indeterminado", mas no mesmo dia, fiz tb a colposcopia, que deu "pólipo endocervical". Gostaria de saber se a alteração do ppn é divido ao pólipo? E qual é o tratamento do pólipo no colo do útero? Também faz cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta à anônima de 10/07.
      Não. O pólipo deve ser retirado.

      Excluir
  39. POR FAVOR,DR.DANIEL ME AJUDE TENHO FIZ UMA ENDOVAGINAL E DEU SUGERIDOS SE PÓLIPOS E NA HISTEROSCOPIA TBM,SENDO Q FUI A OUTRO MÉDICO E ELE PASSOU P EU TOMAR PRIMOLUT-NOR POR 45 DIAS P VER SE EXPULSA,POR FAVOR DR.SERÁ Q QNDO RETIRAR P HISTRESCOPIA OU MESMO SE ELE FOR EXPULSO ATRAVÉS DA MENSTRUAÇÃO PODEREI ENGRAVIDAR,TENHO 38 ANOS? ME AJUDE DR. ESTOU DESESPERADA P SER MÃE!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em resposta à anônima de 15/07.
      Quando vc retirar por histeroscopia vc terá mais chances de gravidez, não há como eles serem expulsos usando quaisquer medicações....

      Excluir
  40. Fiz uma retirada de pólipo do endometrio e o médico disse que poderia ser hormonal ou hiperplasia. Estou esperando o resultado da biopsia muito ansiosa, mas teve um momento que ele usou um termo pré câncer que me assustou muito. Gostaria que me explicasse os termos usados e quais as minhas chance de engravidar se estou com 37 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em resposta à anônima de 19/07.
      se vc retirou o pólipo terá mais chances de gravidez, uma hiperplasia é uma alteração endometrial que pode evoluir com o tempo para uma lesão maligna.

      Excluir
  41. Dr.Daniel estou gravida em torno de 8 a 9 semanas e estou tendo pequenos sangramentos e dores de cólicas no decorrer da gestação será que deve ser por causa do polipo no colo do útero que o medico constatou?o meu medico disse que não era p eu me preocupar......poderia me ajudar e me dar sua explicação sobre isso. grata...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em resposta à anônima de 22/07.
      pode ser. isso não é motivo de preocupação.

      Excluir
  42. DR. DANIEL FIZ LIGADURA GOSTARIA DE SABER QUAL A POSSIBILIDADE DE ENGRAVIDAR TENHO 37 ANOS
    SALVADOR BA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nixilaine.
      Vc tem 2 opções : fertilização in vitro ou tentar reverter a laqueadura. somente assim, sendo a fertilização a maneira mais indicada.

      Excluir
  43. Dr. Daniel Diógenes,
    Fui diagnosticada com um pólipo e minha gnicologista me receitou um remédio(thuya) num periodo de 3 meses,apos a medicação terei que fazer uma ultravaginal pra saber se estou livre do polipo.
    Tenho uma duvida,com essa medicaçao o polipo pode sair?
    Desde ja agradeço.
    Atenciosamente,
    Suelen.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa medicação não serve pra isso, somente a retirada por cirurgia.

      Excluir
  44. BOA NOITE Dr.fiz uma retirada de polipo endometrial por histeroscopia faz 17 dias e quanto tempo eu tenho que esperar pra engravidar?

    ResponderExcluir
  45. Dr quem tem ou teve pólipo ou mioma pode tomar pílula anticoncepcional ou pode usar outro método anticoncepcional? Beatriz

    ResponderExcluir
  46. Bom dia, Doutor meu nome é Elenice estou passando por um problema muito Constrangedor eu estou tendo sangramento a mais de 8 meses fiz uma transvaginal e não apresentou nada referente a pólipos ou cisto, fiz um Papanicolau em fevereiro ao fazer o exame o medico disse que meu colo estava muito vermelho como um morango e o resultado foi cocos, mas ele não me deu nenhum pre diagnostico de nada eu apenas suspeitei de ectopia devido ao um resultado de 6 anos atrás de cervicite crônica que eu tive durante a gravidez do meu filho e baseado nesse resultado o medico me passou metronidazol por causa do cocos, mas eu não consegui usar tudo porque toda vez que aplico a medicação o corre sangramentos, Depois fui a outro medico ele olhou os meus exames e disse que eu realmente não tinha nada mandou fazer sexo com lubrificante, pois ele achava que estava seco por dentro e estava causando esse sangramento. Fiz o que o medico falou e continuei sangrando, novamente fui procurar um medico porque eu fiquei menstruada do dia 23/07 ate o dia 9/08 e eu não achei isso normal ontem na consulta contei toda essa historia para o medico, ele pediu pra eu fazer o exame do Papanicolau fui pra fazer, mas quando ele foi colher não consegui ele disse que nem encostou e começou a sangrar muito me passou transamin e albocresil gel pra melhorar a situação para fazer uma coleta na próxima semana, pois ele não podia me da um diagnostico sem colher o preventivo, mas ele disse que o meu caso pelo tempo de experiência dele é cirúrgico e que eu tenho 3 opções se for pólipos eu posso retirar a laser, tenho a opção do CAF ate aqui tudo bem mais ele disse que se for o que ele esta pensando vou ter que retirar tudo. Eu estou super apavorada, pois eu fiz um preventivo em fevereiro de deu COCOS eu estou admirada por que não seu nenhum tipo de metaplasia no primeiro exame ou NIC porque evoluiu assim tão rápido pra ele pensar que seja um câncer e querer tirar todo o meu útero. O pólipo aparece na transvaginal? Orienta-me Doutor, por favor, é sempre bom ouvir outras opiniões, mas com tudo em verdade mesmo que o profissional que me examinou esteja certo quero ouvir também outra pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, seu caso é muito confuso, por aqui não tenho como lhe ajudar, se vc nunca teve NIC é difícil acreditar em câncer, acho que vc deve procurar um outro especialista, o pólipo aparece no us ou no preventivo.

      Excluir
  47. Dr. Daniel fiz cirurgia para retirada de pólipo dia 14\06, 40 dias depois fiz uma ultra e foi constatado novamente que os pólipos haviam voltado, 15 dias depois retirei eram 2 pólipos desta vez foram retirados com video, ainda estou sangrando e ja sepassaram 7 dias, até quantos dias é normal sangrar, outra coisa é que o meu médico disse que minhas trompas estavam fechadas sendo que nao fiz laqueadura isso acontece sempre é normal, pois quero engravidar,é possivel as trompas se fecharem sozinhas ou poder ser reação da cirurgia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc pode sangrar por esse período ou até por mais dias. para dizer que suas trompas estão fechadas é preciso fazer uma histerossalpingografia, somente assim. Vc realizou esse exame? se não, não há como dizer isso, mas as trompas podem ser obstruídas por infecções.

      Excluir
  48. Dr.Daniel,


    fui fazer exame preventivo e sangrou. A ginecologista disse que pode ser um polipo, e mandou fazer os exames de ultrassonografia.
    Tenho 40 anos e vontade de ter uma segunda gravidez (já tenho uma filha de 5 anos e a gravidez foi normal). Gostaria de saber se o polipo irá interferir e se for confirmado,deve ser retirado.
    Obrigada,
    Cristine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se o pólipo for dentro da cavidade endometrial pode interferir sim....

      Excluir
  49. Bom dia Dr. no dia o7/07 retirei um pólipo cervical, parei de tomar o anticoncepcional e a menstruação veio 03 dias depois, hj já faz 40 dias e ainda não voltei a menstruar, fiz o teste da farmácia e deu negativo, sinto cólicas... há possibilidades de eu estar gravida? Dani - SP

    ResponderExcluir
  50. Tenho um pólipo de mais de 1 cm recém detectado que será retirado dia 06 de setembro. Como tenho síndrome do panico, estou bem assustada. Será feito por vídeo, sem cortes e sairei no mesmo dia, segundo a medica. Mas é anestesia geral. Tenho 50 anos e estou bem nervosa.

    ResponderExcluir
  51. a Noite!Descobriu um pólipo de 15 mm, e foi me indicado cirurgia. Gostaria de saber se o polipo me impede de engravidar e se realmente é necessário sua retirada? Grata

    ResponderExcluir
  52. Ola Dr. apos uma histerescopia foi detectado polipos endometriais e fiz uma recectoscopia para e retirada dos mesmos no dia 28/08/13. A GO receitou-me noretisterona por 30 dias. Sera que posso engravidar, tenho 27 anos. e quando posso comecar a tentar?

    ResponderExcluir
  53. Oi Dr.Daniel, Retirei várias fragmentações irregulares a de maior eixo medindo 1,5 cm no dia 25/07, logo menstruei, e neste mês de setembro no dia 04 menstruei novamente, mais o meu médico disse que vai ser preciso fazer outra histeroscopia,pois tinha vários pólipos no meu útero e pode ter ficado alguns, pois quando vai cortando, sangra, impedindo a visualização de pólipos menores, estou tentando engravidar há 01 ano, já tenho 35 anos, isto pode ter influenciado na minha infertilidade? pois de todos os exames que me submeti este foi o único que deu algo. E agora será que demora...para o útero estar preparado?
    Abração e fique com Deus!!!!
    Priscila

    ResponderExcluir
  54. Bom dia!
    Dr. Daniel, estou fazendo um tratamento para engravidar tomando clomid, compareci a GO dia 4/9 (feito ecografia -útero normal) ela solicitou o retorno hoje (dia 10/9), acontece que apareceu algo parecido com polipo e vou ovular pois os ovários responderam ao tratamento.
    Gostaria de saber se polipo aparece derepente? em uma semana? visto que todo mês vou ao GO fazer o acompanhamento para a tentativa de engravidar (3 meses de acompanhamento)! fiquei muito preocupada, pois a médica disse que isso é motivo de infertilidade.
    Obrigada! Fique com Deus!
    Brasília-DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode aparecer, se ele existir mesmo tem que ser retirado.

      Excluir
  55. Dr. Daniel, hoje fiz US seriada e o médico diagnosticou um pólipo no útero, desde 2012 já tive quatro abortos todos no inicio da gestação, a hematologista acredita em SAF por todos os abortos terem sido na fase de implantação, mas hoje o médico falou que também pode ter sido causado pelo pólipo que está atrapalhando a implantação. Após a retirada do pólipo, será que conseguirei gravidez com evolução? Também sou portadora de hipertireoidismo que está controlado com medicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc tem que retirar com certeza, isso pode causar esses problemas...

      Excluir
  56. Dr Daniel, gostaria de saber se para retirar um pólipo endocervical dói muito, como e o procedimento? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a dor é pouca, o procedimento é como se fosse uma prevenção.

      Excluir
  57. Boa Noite DrºDaniel,
    Fiz uma videohisteroscopia cirúrgica com ressectoscópio para polipectomia no dia 22/08. Hoje são 11/09 e estou tendo não diariamente um sangramento de consistência rala e meio rosada,como minha revisão é para frente estou achando estranho pois na época tive sangramento vivo após cirurgia, tomei o medicamnto transamim indicado pelo médico durante 4 dias e depois fiquei menstruada. A menstruação veio menos que o normal, será que é normal esses escapes que estou tendo? Vejo muito falar que o sagramento normal é escuro como se fosse final de menstruação.


    ResponderExcluir
  58. Olá, dr. Daniel:
    Retirei um pólipo há um mês e estou com consulta marcada com minha GO para a próxima semana. Gostaria de saber quanto tempo devo esperar para tentar engravidar, pois, tenho pressa porque já estou com 35 anos.

    ResponderExcluir
  59. meu polipo tem 0,84cm é grande...vou retirar. gostaria de saber se posso engravidar apos os 43 anos de idade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse pólipo é pequeno, vc pode tentar uma gravidez, mas sua idade é avançada e a melhor opção é a fertilização.

      Excluir
  60. Boa tarde, Dr Diogenes

    Hoje retirei um polipo endocervical no consultorio de minha médica meso. Eu esqueci de perguntar prá ela, quando é que posso ter relação com meu marido depois da retirada do pólipo ?!?!

    Obrigada

    ResponderExcluir
  61. Dr Daniel, fui submetida a uma histeroscopia com polipectomia O pólipo identificado em USG endovaginal, com tamanho de 0,6cm, pelo meu ciclo menstrual que esta irregular após a interrupção de ACO desde maio/2013, parece que viria dia 17/13, exatamente no dia do procedimento, mas ainda não veio. Alias, tive leve sangramento dia 18/09, e 20/09, mas não tenho certeza se é do ciclo ou do procedimento. Devo procurar minha GO? Pois ela pediu exames laboratoriais de rotina e de hormônios devido a SOP(faço uso de metformina 500mg 2x ao dia) e ela quer que seja realizado entre os 3 primeiros dias desse novo ciclo, e agora?

    ResponderExcluir
  62. DR. DANIEL,TENHO 31 ANOS HÁ UM ANO RETIREI UM PÓLIPO FOI TUDO BEM,A BIOPSIA CONSTOU QUE ERA BENIGNO,FIZ JÁ VARIAS TRANSVAGINAL ESTA TUDO LIMPO,PASSEI PELO EXAME DE HISTEROSSALPPINGOGRAFIA DEU TUDO NORMAL SENDO QUE FIZ TRATAMENTO COM O INDUX POR 5 MESES POR TER OVARIOS MICROPOLICISTICOS PARA INDUÇAO DA OVULAÇÃO MAIS AINDA NÃO TIVE EXITO,NÃO CONSEGUI ENGRAVIDAR.POR FAVOR ME ORIENTE O QUE FAZER,COMO PROCEDER,SE DEVO RECORRER A FIV? PORQUE COM A MINHA IDADE E TENTANDO A MAIS DE DOIS ANOS E NADA ACONTECENDO JÁ ESTOU PREOCUPADA SE REALMENTE VOU CONSEGUIR REALIZAR ESSE SONHO DE SER MÃE,AGUARDO RESPOSTA.OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  63. FIZ HISTEROSCOPIA EM 27/09/2013.´RETIREI POLIPO PEQUENO A MEDICA FALOU QUE AINDA TEM UM GRANDE E PRECISA FAZER RESSECTOSCOPIA. COMO É FEITO A RESSECTOSCOPIA. ELA IRÁ ME EXPLICAR NA PROXIMA CONSULTA AINDA EM OUTUBRO. O SR ACHA MELHOR TIRAR LOGO? QUAL A OPINIÃO DO DR?

    ResponderExcluir
  64. fiz uma hiteroscopia no dia 24,sendo que esquece de tomar a pirúla no dia anterior,enfim quero saber por que não menstruei apos três a quarto dias apos a cerurgia,pelo que sei, quando se para de tomar a pílula,a mulher menstrua,ja a minha médica receitou nova cartela após 5 dias a cerugia.sou ligada e tenho, cisto no ovário esquerdo;mas a medica não subemeteu a um quadro cerurgico,poderia me esclarecer a ausencia do sangramento se parei com a pílula ja a seis dias,contado com dia 24,que foi a hetroscópia,e por que tomar so apos 5 dias uma nova cartela,assim receitou a médica,se tenho ligadura.

    ResponderExcluir
  65. oi bom dia
    meu nome e priscila fiz a retirada de 1 polipo no colo do utero e 1 na entrada das trompas tenho 2 dias de cirurgia
    mina pergunta e agora eu consigo engravidar normalmente
    e-mail tiago-priscila1@otmail.com

    ResponderExcluir
  66. Olá Dr. Daniel fiz uma cirurgia de histeroscopia no dia 16/09/2013 e gostaria de saber quanto tempo devo ficar sem ter relação com meu marido, pois a médica não me informou. Apenas me deu um atestado de 7 dias.

    ResponderExcluir
  67. Boa noite,Dr.
    Fiz a retirada de um polipo endometrial,ele foi para biopsia e o resultado deu pré-maligno,será q já passou o cancer para o meu utero?Pois ele era bem pequeno e foi descoberto muito rapido,ate os medicos nao acreditaram com o resultado pela minha idade,27anos.
    Vou passar por outra cirurgia,vou fazer uma raspagem no endometrio para saber se o foi acometido pelo cancer.
    Gostaria de sabet quais sao as chances de nao dar nada,se ja teve algum caso assim.Estou com muito medo,pois tenho 27anos e pretendo engravidar o mais rapido.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. difícil dizer, pois tenho que saber os termos técnicos.

      Excluir
  68. Olá Dr Daniel, estou com 15 semanas de gravidez e desda 11 que apresento (3 intervalos de 16 e 10 dias) pequenos sangramentos, meu médico só percebeu o polipo agora e disse que meus sangramento deve ser por causa desse polipo, já que nas US apresentavam tudo normal... gostaria e saber se esse polipo pode prejudicar a gravidez, esse sangramento pode aparecer outras vezes e o que devo fazer para evita-lo? Desde já agradeço atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prejudicar não, mas vc pode ter sangramentos por isso.

      Excluir
  69. DR .FIZ MEUS EXAMES E DEU 2 POLIPOS NO ENDOMETRIO ,RETIREI A 21 DIAS GOSTARIA DE SABER SE POSSO ENGRAVIDAR EM QUANTO TEMPO ?
    TENHO 31 ANOS E NUNCA TIVE FILHOS E NUNCA TOMEI ANTICONCPICIONAL,
    MEUS EXAMES FIZ A 1 ANO E DEU QUE ESTAVA OVULANDO TUDO CERTINHO RSRS
    OBRIGADO ATT PATRICIA

    ResponderExcluir
  70. Dr. Daniel, estou grávida de 15 semanas e na 13 semana tive sangramento , meu diagnosticado com um pólipo na entrada do útero. De vez em quando vem um sangramento cor de rosa clarinho, principalmente quando deito e durmo. O que o senhor aconselha a fazer? A partir do avanço da gravidez esse pólipo pode causar complicações maiores? Me ajude! Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nada, só observar....não deve retirar agora, só depois da gravidez.

      Excluir
  71. Dr., no ultimo dia 09/10, fiz uma ultrassonografia transvaginal e foi diagnosticado presença de líquido no saco posterior (pós ovulatório), Polipo endocervical e um cisto de ovário esquerdo (lúteo), o que significa?? Não consegui entender direito, é grave??? Meu período menstrual é regular, o ultimo dia foi 11/09, e ate agora não menstruei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cisto pós ovulação, o líquido é por isso tb.

      Excluir
  72. Bom Dia DR.Daniel!
    Descobrii que tenho pólipos endocervical, gostaria saber como é feito o processo de retirada? Minha médica não é de muita conversa... Gostaria saber se dói muito.
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por histeroscopia, pequena cirurgia por vídeo.
      é feito sob sedação.

      Excluir
  73. Dr. Fiz uma histeroscopia onde foi encontrado um pólipo, tento engravidar faz 4 anos, como eu precisei fazer tbem uma videolaparoscopia em nov/2012, eu pensei que tinham tirado o pólipo, mas em uma ultra o médico me disse que ele ainda estava lá, eu tirando o pólipo a minha chance de engravidar aumenta? tenho 43 anos. Katia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, mas na sua idade tudo é muito difícil, vc deveria fazer uma FIV.

      Excluir
  74. Dr. Irei retirar o polipo e tenho 34 anos e tomo cerazette para controlar o polipo e 2 miomas que tenho fora do utero de 2 cm. O medico disse q irá retirar somente o polipo e que o mioma não me traz problema nenhum.
    Quando retirar o polipo qual será o tempo de repouso e depois de qto tempo poderei ter relação? E tomo a pilula cerazzete que não tenho menstruação há seis meses de remedio. Quando retirar o polipo! continuarei com remedio até decidir engravidar? demora muito para engravidar tomando esse remedio que não menstrua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dia seguinte, vida normal.
      vc pode continuar o mesmo remédio, isso não atrapalha sua gravidez.

      Excluir
  75. Ola Dr. Daniel.
    Meu nome e Iêda tenho 20 anos .
    Estava sentido forte dores de cólicas e meu peito muito inchado fiz vários teste de gravidez e todos deram negativos(Agradeci a deus pois essa acho q essa não é a hora certa para ter filho).Procurei o ginecologista ele me passou o preventivo ea transvaginal o resultado do preventivo foi tranquilo deu que estava tudo normal, só que o resultado da transvaginal não me animou muito pois deu um cisto simples no meu ovário esquerdo, ovário direito reduzido de volume, e uma fina camada líquida em endométrio com imagem hiperecóica sugestiva de pólipo endometrial .Então tenho motivos para me preocupar pois minha mestruação esta atrasada meus peitos inchados e muito doloridos POSSO ME PRECUPAR COM AS CHANCES DE SER REALMENTE UM PÓLIPO? O OVARIO REDUZIDO TEM ALGUM POBLEMA ISSO PODE ME PREJUDICAR ? E NO QUE? ESSES SINTOMAS QUE SINTOMAS QUE ESTOU SENTIDO QUAL EA RAZÃO PODE SER POR CAUSA DO CISTO. so vou voltar ao medico daqui a um mês pois trabalho em uma obra afastada da cidade queria pelo menos uma previa se eu vou ter noticias boas ou ruins pois tenho muita vontade de ter um filho mas na hora certa. tenho medo que esse resultados possa me prejudicar no futuro quando eu sentir que estou preparada para ter um filho.
    Desde já agradeço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso em geral não é pólipo.
      refaça o exame para ver essa redução.
      não tenho como dizer o que esse cisto causa sem lhe examinar.

      Excluir
  76. retirei um pólipo dia23de outubro posso engravidar depois de quanto tempo?

    ResponderExcluir
  77. Olá Dr. Daniel, há 3 meses atrás fiz um ultrassom e foi detectado polipo endometrial de 1,5 cm, porém não fiz a cirurgia para retirada. Apresentei durante esses 3 meses sangramento quase todos os dias e no período menstrual muito fluxo e cólica, o que acho que é normal devido ao pólipo. Na quarta feira da semana passada começei a ter muitas dores no útero, não era cólica, eram pontadas no útero e nos ovários. Quando foi no sabado a noite eu expeli um pedaço de carne (não sei se é o pólipo) de 3,0 cm, ele era de cor bem vermelha e muito duro. Levei a minha médica e ela disse que era muito grande e que poderia ser o polipo ou um embrião...estou muito preocupada, pois ainda sinto dores e o sangramento continua, porém bem reduzido. Levamos para biopsia, será que eles detectam se era um pólipo ou um embrião? É normal ele sair sozinho assim??? mesmo desse tamanho??? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eles detectaram o que será isso.
      pode acontecer de sair só.

      Excluir
  78. Prezado Dr. Daniel, quero lhe agradecer pelas informações postadas em sua página, estou com um pólipo endometrial e somente de ler as perguntas e respotas oferecidas pelo senhor me senti muito mais tranquila. Agradeço a Deus por ainda existirem pessoas como o senhor que nos oferece uma opinião e informações precisas sobre os problemas que sofremos. MUITO OBRIGADA MESMO!!!!

    ResponderExcluir
  79. Doutor, pólipos e endocervicite crônica polipóide, é a mesma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não, endocervicite é um processo inflamatório.

      Excluir
  80. Dr. Daniel, hj fiz uma transvaginal e descobri q tenho pólipos. Estou preocupada pois quero engravidar e deve ser devido a esse problema q nunca engravidar. Qual o melhor tratamento doutor? pois quero ser mãe.

    ResponderExcluir
  81. Dr. tenho 36 anos e a 2 anos fiz uma video histeroscopia cirúrgica para retirada do polipo endometrial, para minha surpresa hoje estou com muitos polipos um a 6h, 12h, 3h, 9h. e outros meu médico aconselhou tomar cerazete por 3 meses e depois fazer uma curetagem, isso e o correto. Após fazer a curetagem com quanto tempo posso tentar engravidar. Tenho medo de se não tomar remedio volte os polipos. Poderia esclarecer-me. Obrigada, Lidiane nogueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc deve realizar a retirada por videohisteroscopia, que permite uma visão direta dos pólipos, a curetagem será sem ver, não é a melhor opção. após a retirada vc está livre para gravidez.

      Excluir
  82. Dr. Daniel estou com 33 semanas de gravidez e detectou no toque que estou com polipo no colo do útero. Meu parto tem que ser normal ou cesário e mais ainda estou com infecção urinária e no canal sai muito quente já tratei com remédio macrodantina mas me deu alergia e continuou a infecção e mudaram para o cefalexina mas ainda continua com a infecção. o que posso fazer e estar atigindo muito minha saude que não aguento e muita dor até tendo contração ja estou tendo. me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ser normal ou cesariana....a infecção da urina não tem nada a ver com o pólipo....vc deve tratar com antibióticos apropriados.

      Excluir
  83. Dr, mês passado fui diagnosticada com um pólipo endometrial mas não fiz procedimento algum pra retirada do mesmo, hj com atraso de 5 dias da minha menstruação fiz um exame e estou grávida, minha gestação corre riscos? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc pode ter sangramentos por isso, mas agora não há nada a fazer....

      Excluir
  84. Olá doutor,tenho 32 anos e fui fazer exames para tentar engravidar,ne ultrassom transvaginal foi constatado um pólipo,foi retirado por videohisteroscopia no dia 30 de julho de 2013,agora fui fazer uma nova ultrassom no dia 13 de novembro e o pólipo voltou estou tendo muito sangramento na menstruação e no meu exame de sangue foi constatado um começo de anemia,gostaria de saber se vou ter que retirar o pólipo novamente?

    ResponderExcluir
  85. Boa Tarde, Dr Daniel , gostaria de saber se ''feridas no colo do utero'' atrapalham engravidar?

    ResponderExcluir
  86. Dr gostaria de saber se depois de retirar um polido tenho mais chances de ele voltar e se tornar um câncer de útero . E se o médico deixar parte dele também aumenta esta chance?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não.
      se deixar o pólipo pode voltar a aumentar de tamanho.

      Excluir
  87. dr, fiz retirada de dois pólipos e estava com aderência também dia 27/11, estou sentindo muitas dores no local onde tomei a anestesia rac é normal?

    ResponderExcluir
  88. Boa Tarde Dr. Daniel, fui diagnosticada com PÓLOPO ENDOMETRIAL COM VASCULARIZAÇÕES DE 1,4CM, no mesmo dia que descobri acabei "treinando" e agora estou grávida de 5 semanas. Gostaria de saber quais as chances de perda, além de observar como já li em outro comentário, o que mais pode ser feito? Devo fazer repouso absoluto? Devo evitar alguma atividade, alimentação? Caso venha a ocorrer a perde, em média isso ocorre com quanto tempo de gestação? Caso não haja perda, o pólipo influencia em algo no desenvolvimento do bebe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nada pode ser feito....impossível saber o q vai acontecer....em geral não influencia em nada.

      Excluir
  89. com quantos dias eu posso fazer atividades fisicas depois da retirada de um polipo?

    ResponderExcluir
  90. Boa noite! Faço exames regulamente na ginecologista, tenho 37 anos, e no dia 13/12/13 a médica suspeitou no exame endovaginal presença de pequena imagem Hiperecogênica de contornos regulares no interior da cavidade uterina, medindo 0,72 x 0,56 a esclarecer Polipo? Anexo direito presença de imagem cística unilocular, conteúdo anecóico, a esclarecer, pediu que repetisse o exame endovaginal após 6 meses para resolver o que seria feito. Devo esperar 6 meses, não será muito tempo para solucionar o problema, estou muito preocupada.? Agradeço!

    ResponderExcluir
  91. Dr. Daniel,

    Boa tarde, a 5 anos tento engravidar e nada ainda ...
    Estou com 37 anos e descobri que estou com vários "POLIPOS endometrial de localização endocervical" o maior com 3,00 cm.
    Após a retirada, posso engravidar normalmente, esses pólipos foram a causa da minha incapacidade de engravidar????
    Posso ter ficado estéril ????
    Obg
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode. a presença de pólipos dentro da cavidade endometrial é uma das causas de infertilidade.

      Excluir