quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Toxoplasmose na Gestação


Essa semana realizei uma parto de uma paciente que apresentou toxoplasmose na gravidez, por ser uma doença não tão comum, praticamente desconhecida do público em geral e que pode acarretar graves danos fetais, resolvi escrever um pouco para esclarecer mais sobre esta temível patologia
A toxoplasmose é uma doença provocada por um protozoário, o Toxoplasma gondii, transmitido para nós, seres humanos, através das fezes de gatos. Fora da gestação, a toxoplasmose provoca sintomas que se assemelham a uma virose, podendo ser até assintomática. Entretanto, na gestação, a toxoplasmose pode provocar graves malformações fetais, como: surdez, cegueira, retardo mental, malformações cerebrais, entre outras, especialmente quando a contaminação ocorre nos primeiros três meses de gestação. Quando a gestante já teve contato com a toxoplasmose antes da gravidez, ela apresenta-se imunizada e fica, portanto, resistente à doença, podendo entrar contato com o toxoplasma sem problemas. Por outro lado, a gestante que nunca teve contato com o toxoplasma, tem que ter certos cuidados para evitar uma contaminação.
Cuidados, como : evitar contato com gatos e cães, evitar ingerir alimentos mal cozidos, mal assados ou crus, evitar manusear terra (cultivo de plantas) e evitar lavar frutas ou verduras sem luvas (os alimentos podem estar contaminados) e quando ingerir frutas e verduras,estas tem que estar sempre bem lavadas.
A toxoplasmose tem tratamento na gravidez, tanto quando o feto encontra-se contaminado, para evitar a doença fetal, como também para evitar a contaminação fetal, quando somente a mãe está contaminada.
É, portanto, fundamental a solicitação do exame para toxoplasmose na gravidez e se possível sua repetição a cada 03 meses até o fim da gravidez, como forma de evitar os terríveis danos fetais.

4 comentários:

  1. Fiquei realmente surpresa pois esse assunto nao é divulgado adequadamente. Gostaria de sugerir mais informaçöes se possivel. Joraya Sonara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Joraya, publicarei em breve, algo a mais, abraço

      Excluir
  2. Então de forma geral, a toxoplasmose só é de fato um risco p/o feto se for contraída durante a gestação? E as gestantes q já tinham, precisam de tratamento para ñ repassar p/o feto?

    ResponderExcluir
  3. Em resposta à Cintia.
    A resposta é sim. Quem já teve toxoplasmose antes da gestação, já está imunizada e não corre o risco de pegar na gravidez.....

    ResponderExcluir