quarta-feira, 14 de março de 2012

Sinéquias Uterinas (Síndrome de Asherman) - Tratamento


Conforme exposto neste blog anteriormente, sinéquias uterinas são adesões na cavidade uterina, adquiridas devido a lesões infringidas sobre a mesma.

A presença de sinéquias está intimamente relacionada à infertilidade, a alterações menstruais (amenorréia - ausência de menstruação / hipomenorréia - fluxo menstrual diminuído), à dismenorréia (dor menstrual) e a perdas gestacionais recorrentes.

Quando pelo menos dois terços da cavidade uterina estão afetados por adesões densas que provocam amenorréia ou hipomenorréia, tem-se a caracterização da chamada Síndrome de Asherman.

Em um recente estudo, realizado pelo Departamento de Ginecologia do Centro Médico Carolinas, em Charlotte, Carolina do Norte, nos EUA, avaliou-se o tratamento de formas graves de sinéquias (síndrome de Asherman)  e seus resultados em restabelecer a fertilidade. 

Existem diversas opções de tratamento de sinéquias após a sua ressecção por vídeo-histeroscopia. Este estudo buscou uma forma de tratar e evitar a recorrência das sinéquias uterinas em casos que já haviam sido tratados anteriormente, ou seja, casos em que as sinéquias voltaram a aparecer após uma ou mais ressecções anteriores.

Foram estudadas 12 (doze) pacientes, todas foram tratadas com o uso de estrógenos (hormônios) antes da ressecção por um período que variou de 30 a 60 dias, com o objetivo de estimular o crescimento endometrial, para facilitar a visualização deste por ultrassom, que foi utilizado como ferramenta auxiliar durante a histeroscopia, para facilitar a ressecção.
Após a ressecção, foi introduzido um balão uterino por 3-7 dias, seguido da posterior introdução de um DIU (dispositivo intra-uterino), além da manutenção do uso do estrógeno, ambos mantidos por, aproximadamente, 10 (dez) semanas.
O intuito de usar o balão e o DIU, após a lise, é impedir que as regiões ressecadas entrem em contato, pois uma vez em contato, existe uma chance maior de recidiva das lesões. A manutenção do estrógeno funciona como um estimulante para crescimento endometrial, diminuindo o risco de formação de novas "cicatrizes"(sinéquias).

Como resultados, foram observadas 06 (seis) gravidezes. Assim, 50% de casos graves, após este tratamento,  engravidaram, o que pode ser considerado um excelente resultado, quando se trata de casos como a síndrome de Asherman.

Apesar da pequena amostra deste estudo, este bom resultado traz uma esperança para que possamos superar o grande desafio no tratamento das sinéquias uterinas, que é evitar a recidiva das mesmas, e isso só será conseguido mediante um tratamento e acompanhamento de médio a longo prazo.

67 comentários:

  1. Dr. Daniel o único sintoma das sinéquias é a amenorréia? Cheguei ao seu blog por uma pesquisa sobre o meu problema... estou há 8 meses sem menstruar, tenho muuuitas enxaquecas, não estou grávida, minha libido está muito baixa, engordei muuuito nesses meses, nos exames de sangue que fiz os hormônios estão todos irregulares, como se estivesse na menopausa (tenho 26 anos), na ultra dos ovários, não haviam cistos, a médica que realizou o exame me perguntou porque o estava realizando, informei que tenho histórico de Síndrome de Ovários Micropolicísticos, e ela estranhou pq meus ovários não tinham nenhuma aparência de cistos. Conversando com uma amiga ela falou de uma parente que tinha um "caroço" na hipófise que comprimia a glândula e causava os mesmos sintomas que os meus! Estou assustada e muito preocupada. Será que pode me orientar?
    Amanda

    ResponderExcluir
  2. Em resposta à Amanda.
    O principal sintoma é amenorréia ou oligomenorréia (fluxo menstrual diminuído), mas dores menstruais, cólicas menstruais são também frequentes.
    Diversas doenças podem causar amenorréia, entre elas, a síndrome dos ovários policísticos e a hiperprolactinemia (que pode ser causada por um tumor benigno na hipófise), existe também a FOP (falência ovariana prematura) que é a menopausa precoce. Para fechar o diagnóstico de síndrome de ovários policísticos é necessário mais alguma alteração, fora a alteração ao US, assim acho que vc deve procurar um especialista em endocrinologia ginecológica Você pode ler mais sobre hiperprolactinemia e ovários policísticos em meu site : www.danieldiogenes.med.br -- Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Dr. Daniel,

    por favor, me ajuda pois estou desesperada...
    o senhor foi o unico que encontrei que acredito saber bem sobre o assunto e me ajudar

    Tive um aborto em 2007 seguido de infecção e passei por 2 curetagens.
    Em 2011, comecei a tentar engravidar novamente, o que nao ocorreu... minha menstruação estava escura e grossa, fui em um médico que me passou uma histeroscopia dizendo ser sinequia.

    Apos fazer o exame, me disse que tinha sinequia na regiao istimica. disse que foi retirada.... fiz o exame em dezembro de 2011. Venho percebendo que a cada m~es, minha menstruaçao vem diminuindo o fluxo.... ou seja, cada mes vem menos. O senhor acha que pode ser consequencia da histeroscopia? acha que pode estar "grudando"?? Nao sei o que fazer....estou desesperada...

    Gostaria que o senhor me desse uma luz....

    Agradeço desde já,

    Vivian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser uma recidiva das sinequias. Realize outra histeroscopia

      Excluir
  4. Dr.Estou muito assustada,pois tenho 28 anos, fiz uma IVG, e após o procedimento já la vão 4 meses ainda não enho priudo, minha médica disse que tenho uma sinéquia uterina, já tentamos fazeu uma colocação do DIU, mas ficou brm colocado teve de ser retirado, agora segundo a médica devemos esperar para ver se as paredes uterinas tivessem descolado. Agora vivo nessa ansiedade permanenteee. me ajude por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 19/11/2012.
      Vc está menstruando?

      Excluir
    2. Não ainda não estou menstruando! já la vão 6 meses que não menstruo! será que o problema resolve pela simples colocação do DIU?

      Excluir
  5. Dr eu me chamo dayane e fiz uma curetagem ha 4 anos e so agora descobri q tenho sinequia.
    Fiz uma histeroscopia e coloquei o diu.
    Dr tenho chanches d engravidar? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dayane.
      Se vc menstrua normalmente vc com certeza pode engravidar.

      Excluir
  6. Dr eu me chamo dayane e fiz uma curetagem ha 4 anos e so agora descobri q tenho sinequia.
    Fiz uma histeroscopia e coloquei o diu.
    Dr tenho chanches d engravidar? Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Dr. tenho enormes sinéquias depois de ser retirados restos placentários através da curetagem há um ano e meio. Meu médico pediu p/ usar um hormônio por 3 meses e depois, caso as sinéquias não sumirem fazer a histeroscopia cirurgica. Disse que esse hormônio tb ajudaria na cirurgia e para evitar a recidiva. Menstruo normalmente e sou bem regulada. Minhas dúvidas são: caso engravide com essas sinéquias o risco de aborto é grande? Quais as chances que tenho com o tratamento clinico, somente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 27/11/2012.
      Existe p risco e depende do grau das sinéquias.
      não há como saber quais as chances, vc deve fazer o tratamento clínico e/ou cirúrgico.

      Excluir
  8. dr daniel, fiz histeroscopia e foi constatado sinequia em 1/3 do meu útero, acho que isto se deve a várias retiradas de pólipos que fiz com o passar dos anos...tenho 45 anos minha ovulação é boa (conforme exames)e tenho o sonho de ser mãe, gostaria de saber sua opinião, se é possível um tratamento com medicamentos para eu engravidar ? ...Elaine

    ResponderExcluir
  9. Olá Elaine.
    Vc deve realizar uma fertilização logo, na sua idade a função ovariana é muito reduzida, isso é o mais importante.....e deveria remover a sinéquia....

    ResponderExcluir
  10. Prezado Dr Daniel,

    me chamo Renata, tive 5 perdas com 5 curetagens e apos a ultima parei de menstruar, ou melhor uma mostra muito espessa e escura. procurei um especialista que realizou uma histeroscopia e uma histerossalpincografia e nada de sinéquias. apos 3 meses repeti o exame e uma uma sibéquia pequena foi localizada no meu endométrio. realizei 3 meses com o uso de falutal do 15 ao 25 dia do ciclo, mas atravez de exames de ultrasom ainda se percebe que meu endométrio esta muito fino. pergunto se o tratamento utilizado não esta insuficiente, se não deveria usar o diu ou outra coisa? o sr pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata.
      Se vc menstrua e fez os exames, não tendo sinéquias, não há muito o que fazer.
      Desejando gravidez vc deve usar hormônios (gonadrotofinas, estradiol, sildenafil) para melhorar o endométrio, procure um especialista.....

      Excluir
  11. Prezado Dr Daniel,

    me chamo Renata, tive 5 perdas com 5 curetagens e apos a ultima parei de menstruar, ou melhor uma mostra muito espessa e escura. procurei um especialista que realizou uma histeroscopia e uma histerossalpincografia e nada de sinéquias. apos 3 meses repeti o exame e uma uma sibéquia pequena foi localizada no meu endométrio. realizei 3 meses com o uso de falutal do 15 ao 25 dia do ciclo, mas atravez de exames de ultrasom ainda se percebe que meu endométrio esta muito fino. pergunto se o tratamento utilizado não esta insuficiente, se não deveria usar o diu ou outra coisa? o sr pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  12. Dr daniel, passei por duas curetragens e sempre mesntruei noemalmente. Apos 1 ano tentando engravidar descobri uma sinequia q estava obstruindo quase toda a cavidade uterina inferior. A medica nao sabe como estava menstruando, fiz a lise da sinequia q foi considerada fibrosa. Quais as chances de engravidar? Quais as chances dela voltar? Tenho 27 anos. Obrigads sabrina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sabrina.Tudo dependerá de como ficará seu útero agora......não há como dizer qual é a chance de voltar ou não........ se sua médica tiver dúvidas, o ideal seria realizar uma nova histeroscopia para reavaliar a cavidade endometrial.

      Excluir
  13. Olá Dr. Daniel,

    encontrei o seu blog, que me pareceu bastante útil e, venho questionar sobre o meu problema.
    Tenho 25 anos, tive a minha primeira menstruação faltavam 2 meses para fazer 13 anos. Comecei a tomar a pílula regularmente aos 18 anos, mais ou menos, e nunca tive grandes atrasos menstruais.
    Acontece que em Agosto deixei de tomar a pílula e, veio-me a menstruação normal quando a deixei de tomar mas, depois nunca mais veio (estamos em Janeiro).
    Fui ao ginecologista, fez-me a citologia e a ecografia vaginal. Estava tudo bem! Pediu-me para fazer análises de endocrinologia.
    Os rsultados que tive foram:
    Prolactina - PRL 4,8 ng/ml
    H. Foliculo Estimulante - FSH 6,1 mUI/ml
    Hormona Luteinizante - LH 9,4 mUI/ml
    Progesterona 0,41 ng/ml
    E2, 17 - Beta Estradiol (soro) - 88,3 pg/ml

    Ainda não lhe fui mostrar as análises mas, queria saber a sua opinião. Apesar de existir um valor de referência, não consigo analisar, uma vez que nem sei em que fase estou.

    Gostava que me desse o seu parecer.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 16/01/2013.
      Os valores estão nos limites normais..vc deve fazer us e outros exames para tentar descobrir o que está acontecendo.....

      Excluir
  14. Dr. tenho 28 anos, o problema que tenho me tem deixado muito assustada, fiz uma IVG a seis meses e desde a altura não tenho menstruado, minha médica diz que provavelmente devo estar com sinéquia, daí tentamos por um DIU para resolver o problema, no entanto este, não foi bem colocado e teve de ser retirado. será que o problema resolve apenas pela colocação do DIU? Estou muito preocupada, tenho medo de nunca mais não voltar a engravidar. ME AJUDE POR FAVOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 22/01/2013.
      Faça um histeroscopia para analisar a cavidade endometrial.....

      Excluir
  15. Olá doutor !!

    Meu caso é parecido com os das meninas... tive 3 perdas e fiz 2 curetagens... após isso, precebi minha menstruação escura e grossa... fiz a histerossalpingo que ficou constatado sinéquias... em Outubro fiz a lise delas e já estou percebendo a menstruação escura de novo... Minha dúvida é a seguinte... após o procesimento de vídeo-histeroscopia há alguma maneira de prevenir que as sinéquias voltem sem ser o uso do DIU?
    Li sobre terapia de estrógeno, é correta e funciona?

    Obrigada pela atenção doutor !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula.Pode-se usar tb hormônios(estrógenos) para evitar retorno das sinéquias.....

      Excluir
  16. Eu fiz uma histeroscopia onde me foi retirado as sinequias uterinas, desde ai que tenho tido pequenos sangramentos, já faz 3semanas que retirei as sinequias e ainda nao parou, é normal isto acontecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 16/03/2013.
      Pode acontecer......volte ao seu médico e veja se tudo está bem.

      Excluir
  17. Oi Dr. Meu nome é Manoela, tenho 19 anos e ha dois meses minha menstruaçao vem em forma de borra, dura apenas dois dias. Nao tenho filhos e nunca engravidei. To assustada e nao consigo dormir bem. Por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manoela.
      Procure um especialista, diversas alterações podem provocar alterações menstruais.

      Excluir
  18. Olá Dr. no dia 28/11/2012 realizei o processo de Aspiração devido a um aborto retido, em dezembro minha minha menstruação veio normalmente com duração de 3 dias já a partir dai até agora mês de Março não mais menstruei. Entrei em contato com a minha GO e ela me indicou para fazer um Ultrassom Transvaginal, feita constatou-se Ovários Policísticos realizei o tratamento com os medicamentos PREMARIN por 21 dias e PROVERA por 7 dias e aguardando os 14 dias de tolerância minha menstruação também não desceu, desde os 13 anos minha menstruação sempre foi regular, até mesmo antes da gravidez tudo estava normal. Já após a aspiração ocorreu todos estes transtornos, minha dúvida é se essa ausência menstrual pode estar relacionada apenas aos Ovários Policísticos ou se tenho a chance de ter desenvolvido Sinéquias após esta aspiração? Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise.
      Pode ser pelos dois motivos, realizar uma histeroscopia pode tirar a dúvida, pois assim sua cavidade uterina poderia ser avaliada.

      Excluir
  19. Olá doutor
    tenho 36 anos e desde fevereiro estou sem menstruar, já fui ao ginecologista e fiz transvaginal, ultra som e nada de anormal deu, estou muito preocupada, pois até agora minha menstruaçao não desceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 02/04/2013.
      Vc deve fazer exames hormonais e pensar em uma histeroscopia.

      Excluir
  20. ola Dr Daniel
    tenho 26 anos tive dois abortos e uma curetagem do segundo aborto depois da curetagem não mais mestruei coloquei o DIU voltei a mestruar com o DIU so que eu ficava guase um mes inteiro mestruada voltei ao meu medico e le me passou um remedio de hormonio(cicloprimogyna)pra mim tomar por tempo indeterminado realmente o meu ciclo foi diminuindo ao ponto de não descer mais eu estando com o DIU voltei novamente pro medico e ele retirou o DIU depois da retirada continuei cem mestruar vai fazer 2 anos sempre fasso uma US trans vaginal o rsultado é hematometra de 4 em 4 meses vou a um hospital me submeter a um procedimento pra retirar o sangue preso quero engravidar mais não estou conseguindo oque fasso tenho alguma chance de engravidar? por favor me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 17/04/2013.
      Vc deve procurar um especialista e tentar retirar as sinéquias uterinas, assim vc terá mais chances de gravidez.

      Excluir
  21. Olá Dr. Daniel: Meu nome é Maria Christina e tenho 38 anos. Tenho sinéquia uterina e estou aguardando a data para fazer a lise. Como já fiz antes e as sinéquias apareceram novamente, questiono o seguinte: Qual o risco de não fazer a retirada novamente? ´capaz de causar algo mais grave? O quê? Obrigada.

    ResponderExcluir
  22. Olá Maria Christina.
    Se vc não tem desejo de gravidez, a presença das sinéquias provavelmente não lhe trará nenhum problema.

    ResponderExcluir
  23. Boa Noite Dr.....
    Tenho sinéquias uterinas e preciso de indicação de um especialista em São Paulo. Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta à anônima de 26/05.
      Procure a clínica Huntignton....

      Excluir
  24. Dr. Daniel, me chamo Adriana, tenho 36 anos e acabei de fazer uma transvaginal, a qual fiquei sabendo que minha gravidez não desenvolveu, minha ultima menstruação foi em 17 de março e pelo ultimo exame que fiz já era para ter um embrião, e o medico me falou que havia apenas um saco gestacional. Tenho sinequia uterina e vários miomas, sendo um dentro do últero e os outros fora do mesmo. Será que não vou poder mais ter filho? existe tratamento? diga-me alguma coisa. estou desesperada. obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ ADRIANA.
      Difícil dizer algo sem lhe ver, procure um especialista, existem tratamentos eficientes para tudo isso.

      Excluir
  25. boa noite Doutor
    meu nome e. adriana, tenho 31 anos estou tentando engravidar,fiz a histeroscopia e detectou sinequias uterinas ,fui ao cirurgiao ginicologico e ele disse q nao posso engravidar!!!! estou desesperada!1 me ajude doutor e verdade isso!!!!!!!!!! ja tenho uma filha de 10 anos , mas gostaria muito de ter outro filho,esse medico disse sem mais nem menos q se for sinequias mesmo nao posso mais ser mae,ele passou outro exame q e. a histerostopografia..acho q e isoo rs me ajude doutor!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana.
      Vc pode, desde que retirart as sinéquias. Vc deve fazer uma hsiteroscopia, procure alguém que entenda, um especialista.

      Excluir
  26. Dr. Daniel, me chamo Tatiana e espero muito poder contar com sua ajuda, a minha situação é a seguinte: em 2001 após o nascimento do meu filho coloquei e Mirena e conforme o esperado minha menstruação parou de vir, entretanto só retirei o diu agora em 2013, mas durante todo esse período continuei com ausência de menstruação, o que mais me espanta é que essa situação permaneceu mesmo após a retirada do mesmo, fiz diversos exames, hormonios normais, mas na ultrassom transvaginal a médica perguntou se eu havia mesmo retirado o diu, afirmei que sim até porque o vi, então ela falou que tinha uma marca dele no meu útero, seria essa marca uma cicatriz e talvez seja por causa dela que eu não estou mais menstruando, mesmo tendo apenas 38 anos ? Estou muito preocupada com a situação, mesmo não pretendendo engravidar, tenho medo dos problemas que isso tudo pode me causar. Por favor Dr. Daniel, me ajude dando sua opinião sobre a minha situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiana.
      Nunca ouvi falar nada sobre marca de diu no útero. Faça uma histeroscopia para avaliar seu endométrio....

      Excluir
  27. Bom dia Dr. Daniel, estou muito preocupada com a minha situação, vou resumir a minha História rapidamente, tive 4 gravides ectópicas, entre elas uma foi preciso retirar a trompa, a ultima descobri agora em junho, estou fazendo controle com beta e ecografias, nestas ecografias os médicos descobriram que tenho sinéquias uterinas. Tenho 33 anos, e estava em um processo de doação de óvulos em uma clinica aqui em Curitiba para ganhar o tratamento de Fertilização in vitro, o médico me explicou que posso fazer doação somente até os 35 anos, então eu lhe pergunto, tenho chances de fazer o tratamento para as Sinéquias e conseguir engravidar em tão pouco tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flora.
      Sim, e na minha opinião após 4 ectópicas vc deve retirar suas trompas, pois na fertilização vc correrá novos riscos de ectópica.

      Excluir
  28. Boa tarde dr Daniel.Me chamo Andrea tenho 34 anos.Meu problema é o seguinte.Acabei de receber o resultado de um exame que fiz (Histerosalpincografia) e vem dizendo que tenho sinequia/ cicatriz. quando eu tinha 17 anos tive um aborto inspontaneo, e passado mais uns anos com 25 p 26 anos fiz duas corretagem.Agora estou tentando engravidar já faz 3 anos e não consigo.Moro en españa e estou com medo de ter que fazer um procedimento cirúrgico.A minha pergunta é:Ainda posso engravidar normalmento passado tudo isso a uns anos atraz? Continua tendo período normalmente e é certinho in ciclo de 28 dias. Me ajude,o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea.
      vc deve realizar uma histeroscopia, para ver se tem mesmo sinéquia. Só assim saberás.

      Excluir
  29. Bom dia Dr! Após um aborto retido de 6 semanas, realizei uma AMIU em 15 de abril/13. Como já havia se passado 90 dias da realização do procedimento e ainda não havia ocorrido a menstruação, meu médico começou a investigar amenorréia secundária. Fiz exames de sg, HSG e histeroscopia. Além de uma sinéquia fibrosa que obstruía o canal cervical, que já foi removida durante a histeroscopia diagnóstica, verificou-se a existência de mais uma, também fibrosa, unindo parede corporal direita e região cornual direita, alterando a arquitetura e diminuindo as dimensões do corpo uterino. Também verificou-se um endométrio hipotrófico (de 0 ä 3 mm), vascularizado, amarelado e irregular. Minha dúvida é qual é o procedimento mais adequado para seguimento do meu tratamento, não só em relação a sinéquia mas também a esse endométrio hipotrófico. E em relação a gravidez, é possível nestes casos? Tenho 33 anos e não tenho filhos, o que só aumenta minha aflição!
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o tratamento consiste na retirada das sinéquias, para saber suas chances de engravidar, somente com o tempo.

      Excluir
  30. Oi dr Daniel me chamo Caroline tenho 21 anos engravidei aos 16 anos e tive meu filho aos 17. Minha gravidez foi mto saudavel,exames td normal mas apos minha ultima consulta comecei a passar mto mal dormia mto,bebia uns 8 litros de agua por dia,tinha tremedeiras e fraquesa. No dia do meu parto q era p ser parto normal td se complico,a medica opto pela cesaria de emergencia disse q o bebe n passava na minha bacia. Meu parto durou quase 2horas e eu tive sindrome de help, e mta hemorragia...
    Depois q tive alta fiquei duas semanas na ksa e comecei a perde um liquido com um cheiro mto forte voltei ao hospital e tive q fazer uma curetagem pois tinha ficado restos de placenta no meu útero... depois disso nunca mais menstruei....isso ja faz quatro anos,em todos os esses anos fiz o exame papa nicolau e em deles apareceu q estava c o virús do HPV usei a pomada vaginal e curou...
    Mas soh nesse ano contei p meu medico q nUm estava menstruando e ele me mandou fazer um ultrason ultravaginal mas fiquei com medo de fazer e agora estou desesperada com mto medo de ter um cancêr ou naum poder mas engravidar...
    Quero q me explique um pouco sobre a síndrome de help e me aconselhe sobre oq devo fazer....
    Mto obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc deve realizar todos os exames necessários para ver como está. A sd. Hellp acontece na gravidez, provocando um quadro de pouca coagulação.

      Excluir
  31. Olá Dr. Meu nome é Paula, tenho 33 anos e não tenho filhos, fui diagnosticada com uma sinequia recorrente de uma cirurgia de miomectomia feita a 7 anos, tenho dores quase que insuportáveis do lado esquerdo (não há ciso nem endometriose ) tenho 5 miomas que variam entre 3.9cm a 2.4cm, 4 destes miomas são intramural e 1 é subseroso. Com todos estes problemas no utero que já possui 4 cicatrizes da cirurgia anterior preciso muito de uma resposta direta e pratica, que eu não tenho encontrado, é aconselhável a recuperação deste utero para uma tentativa de gravidez futura, ou este utero já esta comprometido de mais e uma gravidez de forma natural é praticamente impossível? Quais tratamentos são aconselháveis e possiveis em que sequencia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc pode tentar a gravidez naturalmente.
      tente naturalmente, se não conseguir vc deve buscar um especialista e discutir opções de inseminação e fertilização, que são os tratamentos existentes.

      Excluir
  32. sofri um aborto espontaneo (anembrionaria) com 13 semanas, em casa com muitas dores, mais assim q o saco gestacional saiu, minhas contrações pararam completamente, fiquei com um sangramento de 13 dias e passou, me disseram q se eu n estava sentindo dores nem febre (sinais de infecção) que n precisava me preocupar, fiquei numa depressão profunda por conta da minha perda e não quis sair de casa pra nada, nao fui nem ao médico, faz 4 meses isso q até agr minha menstruação ta completamente irregular, as vezes num ciclo de 34 as vezes até 38 dias... vez ou outra sinto algumas dores leves do pé da barriga de um lado só... ainda sinto dores na hora da relação (dependendo da posição)... será q tenho motivos pra me preocupar? por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para responder suas perguntas teria que lhe examinar e solicitar exames, por aqui isso não é possível, busque a ajuda de um especialista.

      Excluir
  33. Oi Dr, feliz em encontrar suas explicações. Sou Maria Beatriz, e Tenho muitas dúvidas que gostaria de receber informações de um especialista: realizei uma histeroscopia cirurgica no dia 16 para retirada de sinequia, iniciei com level e um creme vaginal chamsdo estriol para cicatrização do útero. Nos dois primeiros dias houve pouca dor e pouco sangramento, porém depois do terceiro dia as dores ficaram fortes e houve muito sangramento, que só começaram a diminuir hoje, será que mestruei antes do previsto? Estava previsto para dia 25 e começou o sangramento dia 19. A menstruação pode ter antecipado por causa da cirurgia e da medicação? Outra dúvida que infelizmente o médico que não verei mais, pois ele so realiza cirurgia, o level eu interrompo quando acabar a cartela? Ele nao disse por quanto tempo devo tomar. A pomada ele passou 3 vezes por semana durante 2 meses, a minha intenção é engravidar. Por favor me ajude! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc pode ter menstruado antes devido ao procedimento, vc pode usar o level da forma que quiser, parando ou não. Vc precisa ser acompanhada por alguém, já que quer uma gravidez. Boa sorte, abraço.

      Excluir
  34. ola dr.daniel ,me chamo Renata fui subimetida a 2 curetagem, agora tenho q fazer uma hister...porque falaram q tenho sineqias , estou com mto medo , este exame pode dar alguma anestesia e ja vê e tirar logo.obrigada desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ser feito sob anestesia e é possível resolver logo o problema.

      Excluir
  35. Olá! Dr. Daniel! Estou fazendo tratamento de sinéquias desde maio desde ano, fiz uma histeroscopia cirúrgica, depois ao fazer a histeroscopia de revisão novamente foi constatada sinéquias, a médica que fez o procedimento me encaminhou pra outro médico esse médico fez outra histeroscopia cirúrgica e pedia que a minha médica ficasse fazendo uma instrumentalização a cada 15 dias pra não deixar as paredes colarem novamente, já realizei três instrumentalização nessa ultima a medica constatou uma trave no centro do útero, já marcou outra histeroscopia cirúrgica. Desejo saber uma opinião, a respeito desse procedimento de ficar fazendo instrumentalização, é normal? E assim ela me medica com hormonios, qual seja, estrell, e utrogestan, é normal usar esses hormonios após o procedimento. Informo que já fiz duas FIV, uma fiquei gravida até a 10 semana e não se desenvolveu, na segunda tentativa não deu certo, provavelmente por causa das sinéquias. Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei o q é uma instrumentalização, nunca ouvi falar, o uso de hormônios pode ser feito.

      Excluir
  36. Dr. Daniel, acompanho sempre seu blog. Parabéns pelas informações e atenção que sempre dá.
    Tenho 36 anos, sinequia devido curetagem pós aborto retido e uma adenomiose. Quero engravidar o mais rápido possível. A princípio farei uma laparoscopia e colocar DIU não hormonal. Minha dúvida é: devo ou não começar com hormônios antes do DIU? Qual a diferença do procedimento feito com a histeroscopia e a laparoscopia? O uso de hormônios não irá desencadear sintomas devido a adenomiose?
    PS: não tenho sintomas decorrentes da adenomiose.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado.
      o uso é só depois da histeroscopia.
      não tem como chegar ao interior do útero por laparoscopia, essa verá a pelve. o uso do hormônio não provocará isso.

      Excluir