domingo, 27 de maio de 2012

Hidrossalpinge & Fertilização in Vitro

Hidrossalpinge - Visão Ultrassonográfica

Hidrossalpinge, em tradução literal, “água na trompa”.


Trata-se de uma alteração que ocorre nas trompas uterinas, geralmente, em decorrência de um processo infeccioso provocado por bactérias. 
O nome deste tipo de infecção é DIP (doença inflamatória pélvica). Trata-se de uma infecção ascendente, que atinge primeiro útero e depois as trompas, causada por bactérias, como: gonococo e clamídia. O grande problema desta patologia é o caráter silencioso desta infecção, muitas vezes os sintomas são leves e até inexistentes, o que retarda o diagnóstico e tratamento.
A hidrossalpinge é a conseqüência da infecção aguda. Após ser atingida pelo processo infeccioso, a trompa sofre alterações definitivas, que levam à sua obstrução e algumas vezes ao acúmulo e retenção de líquido, caracterizando a hidrossalpinge.
Além da obstrução tubárea, que impede uma gravidez por métodos normais, a hidrossalpinge, quando presente ao exame de ultrassom, diminui muito as taxas de gravidez em procedimentos de fertilização in vitro.
Concluindo, a presença de hidrossalpinge bilateral impede uma concepção natural pela obstrução tubárea e reduz as taxas de gravidez em uma fertilização in vitro, indicando sua remoção por cirurgia vídeo-laparoscópica.
Neste último mês, realizei uma fertilização in vitro em uma paciente que teve hidrossalpinge, após a remoção cirúrgica das trompas, a paciente obteve sucesso e encontra-se grávida, demonstrando tudo aquilo que as pesquisas médicas vêm apontando nos últimos anos: para se ter melhores taxas de gravidez em fertilização in vitro, as trompas acometidas (hidrossalpinge) devem ser removidas cirurgicamente.
Hidrossalpinge - Após remoção cirúrgica

421 comentários:

  1. Muito bom o texto.
    Contém informações muito importantes.
    Deixo a dica de um site com artigos relacionados a esse tema:
    http://www.clinicadereproducaohumana.com.br/category/fertilizacao-fiv-in-vitro-e-icsi/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Dr. Gilberto, olharei o site, estou aberto para troca de experiências e informações.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Dr daniel fiz uma histeroscopia que deu o seguinte resultado:presença de sinequia em cervix presença de sinequias importantes em fundo uterino e parede lateral e histerossalpingografia deu;trompa esquerda nao opacificada;falha de enchimento intra-uterina sugerindo sinequia; o que signica? o que devo fazer? me ajude desde ja eu te agradeço abraços

    ResponderExcluir
  4. Em reposta ao anônimo de 24/06/2012.
    Significa que vc tem sinéquias uterinas e provável obstrução tubárea do lado esquerdo, vc precisa retirar as sinéquias, qto à trompa não há muito o que fazer, procure um especialista, abraço.

    ResponderExcluir
  5. DR.DANIEL BOM DIA FUI NA GINECOLOGIA COM MUITAS DORES NAS COSTAS FIZ UMA ULTRA.TRANSVAGINAL O RESULTANDO DEU PODENDO CORRESPONDER Á HIDROSSALPINGE A MEDICA PASSOU REMÉDIO PRA MIM E MEU MARIDO DEPOIS DE SEIS MÊS EU ESTOU COM AS MESMAS DORES UM POUCO PIORES, EU EM 2008 FIZ A LAQUEADURA DAS TROPAS SERÁ QUE É POR CAUSA DA CIRURGIA BJS OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  6. Em resposta ao anônimo de 30/06.
    A hidrossalpinge pode realmente ter sido causada pela laqueadura... Faça um us para fechar o diagnóstico.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Sou do RJ, tenho 43 anos
    Depois de 2 abortos (2005 e 2010 com gestação de quase 3 meses),recentemente através de um exame de histerescopia diagnostica descobri septo uterino
    foi pedido um ressonância Magn pelvica p confirmar
    Gostaria de saber ao fazer a cirúrgia p retira do septo,quais as chances para uma gravidez tranquila e como é feito esse procedimento cirúrgico e quais são os medicamentos utilizados após a reitirada do septo? grata! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  8. Em resposta ao anônimo de 24/07/2012.
    Suas chances irão depender do sucesso da cirurgia, que trata-se da histeroscopia. Após a cirurgia pode ser necessário o uso de estrógenos.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde no dia 16/06 realizei o exame de histerossalpingografia tendo seguinte resultado: canal endocervical com morfologia preservada/cavidade uterina com dimensões, contornos e relevo mucoso normais/trompas opacificadas,enoveladas e poucos elevadas/Calibe pregueado mucoso e permeabilidade conservados a direita/trompa esquerda permeavel com dilatação distal da ampola/esvaziamento satisfatótio com dispersão do contraste para cavidade peritoneal, bilateralmente/ cottie 15 minutos com distribuiição usal do contraste na pelve, e a presença minima de contraste na ampola esquerda/ comentário considerar: possivel componenete aderencial pelvico/peritubario. Todos exames de sangue CA 125 e hormonais realizado nos tres ultimos meses todos normais. Dr. Daniel gostaria de sua ajudar quando levei o exame o meu GO falou que minhas trompas tem pequenas ondas mas tem passagem para tentarmos tratamento convencional serofhene devido ovular um mes sim outro nao conforme o ultrasson feito a partir do decimo dia. O medico da clinica especializada falou que teria que realizar direto fertilização in vitro, qual a opinião do senhor estou em dúvida do que tratamento seguir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 30/07/12
      O exame demonstra uma boa trompa direita e uma trompa esquerda que ainda funciona, assim vc pode tentar uma indução de ovulação, mas isso depende da sua idade, se vc tiver mais de 35 anos e estiver há muito tempo tentando engravidar, acho que deve pensar em FIV.

      Excluir
    2. DR. Daniel obrigada pela resposta, completei 28 anos e há 03 anos não tomo remédio e há 02 anos estou tentando e há 01 ano comecei realizar todos estes exames.

      Excluir
    3. Boa tarde Dr. Daniel, tive uma gravidez ectopica, e perdi a trompa esquerda. E a direita é obstruída. Estou na minha 4. transferência de embriões pela FIV, e no dia da punção, na segunda-feira, dia 06/08, foi detectada uma hidrossalpinge, mesmo assim hoje transferimos 03 embriões. Quais as minhas chances de gravidez?

      Excluir
    4. Olá Patrícia.
      A presença de hidrossalpinge reduz suas chances de gravidez em FIV, as taxas de redução variam nos trabalhos científicos, mas é clara a evidência de redução das taxas de gravidez, a variação gira em torno de 10 - 20%.

      Excluir
  10. Boa tarde!

    Tenho 35 anos e descobri que tenho endometriose severa, desde 2008. Fiz uma laparotomia no mesmo ano e em 2009, 2010 e 2011, fertilização in vitro, sem sucesso, embora tenha boa resposta na indução.Desde 2008, já sabia que tinha as trompas obstruídas, porém, não foram removidas na cirurgia. Minha médica atual disse que talvez o motivo da não implantação do embrião no útero seja justamente o líquido contido nas trompas. Recentemente, 13.07, fiz cirurgia para retirada das trompas e minha médica falou que daqui a 4 meses posso tentar nova FIV. Quais são as taxas de sucesso na FIV, após a retirada das trompas?a gravidez seria considerada de risco? na primeira tentativa após a retirada o resultado já foi positivo?
    Fique muito feliz com os 4 anos, sendo que recentemente fui submetida a uma salpingectomia bilateral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 07/08/2012.
      A presença de hidrossalpinge reduz a taxa de sucessona FIV entre 10 a 20%. A gravidez não é absolutamente de risco.
      Sim, ela engravidou na primeira tentativa.

      Excluir
  11. Dr. Daniel, Boa noite.
    Fiquei muito feliz por descobrir seu blog, pois há anos sofro silenciosamente com hidrossalpinge na tuba esquerda. Tenho 37 anos, e em 2003, dado o diagnóstico, fiz a videolaparoscopia, mas nunca engravidei. Como logo em seguida veio minha separação, deixei o assunto de lado; fingi que tinha desistido, mas agora estou num outro relacionamento e, de novo, o desejo de ser mãe aflorou. O que faço? será que há jeito pra mim? sou do interior de Pernambuco, seria possível uma consulta com você? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia.
      Vc já retirou a trompa afetada? Com certeza há uma saída.
      Podemos marcar uma consulta quando vc quiser, aguardo seu retorno.
      meu email é drdanieldiogenes@gmail.com
      abraço

      Excluir
    2. Olá doutor
      Estou tentando a engravidar a 5 anos, nesse período fiz 4 cirurgias de endometriose, uma FIV recente, que não deu certo. Vou para segunda FIV em dezembro, porém, estou com medo de que não de certo de novo. Fiz esse exame abaixo recentemente. Essa Hidrossalpinge bilateral que dizer que tenho nas duas trompas? tenho liquido nas trompas? isso me impede de engravidar normal ou FIV? quais minhas chances na FIV? o que devo fazer? retirar as trompas? me de seu parecer sobre esse exame por favor. Fico muito grata. Um abraço. Ane.

      HISTEROSSALPINGOGRAFIA

      Indicação:

      Avaliação da permeabilidade tubária.

      Técnica:

      Realizada injeção de contraste iodado, por cateter próprio, fixado no interior da cavidade uterina após assepsia tópica.

      Laudo:

      Cavidade pélvica sem alterações.

      Colo uterino permeável, com frangeado mucoso preservado.

      Canal cervical de configuração e dimensões anatômicas.

      Cavidade uterina normopacificada, de dimensões normais, sem falhas de enchimento no seu interior.

      Trompas de Falópio de calibre aumentado (hidrossalpinge), havendo peritonização tardia do meio de contraste.

      Prova de Cotte positiva bilateralmente.

      Procedimento sem intercorrências.

      Impressão:

      Prova de Cotte positiva bilateralmente.

      Hidrossalpinge bilateral.

      Excluir
    3. Olá Anne.
      Significa que vc tem hidrossalpinge nas duas trompas, apesar das mesmas parecerem ser pérvias, ou seja, funcionarem, mas com hidrossalpinge bilateral suas chances de gravidez são muito poucas naturalmente e serão reduzidas em uma fertilização in vitro, assim vc deve retirar cirurgicamente suas trompas antes de uma fertilização, para aumentar suas chances de gravidez na fertilização in vitro.

      Excluir
  12. Dr,boa noite,descobri a dois anos que tenho hidrossalping
    faz 24anos que fiz laqueadura... quero saber se essa doenca
    pode vir mais tarde ser cancer se nao tratada...sinto dores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 17/09/2012.
      A resposta é não, vc nunca terá um câncer por isso, mas pode ter dores e até infecções nas trompas e isso pode indicar a retirada das trompas.

      Excluir
  13. 18 de agosto de 2012 dr daniel estou com hidrossalpinge nas duas trompas.ja fiz fiv quatro vezes e nao fico gravida o que devo faze me ajuda



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcela.
      Vc tem que retirar cirurgicamente as trompas, com hidrossalpinge suas chances de gravidez em uma FIV sempre serão menores, leia meu artigo neste blog para entender mais sobre isso...

      Excluir
  14. 0LÁ D0UT0R,

    FIZ UMA HISTER0SSALPIG0GRAFIA N0 AN0 PASSAD0 E DEU TR0MPA ESQUERDA 0BSTRUIDA NESSE AN0 QUEND0 RES0LVI ENGRAVIDAR FIA 0 EXAME N0VAMENTE DEU: HIDR0SALPINGE A DIREITA? 0BTRUÇÃ0 A ESQUERDA MI0MA SUBMUC0S0 UTERIN0? AI DR SERA QUE P0SS0 ENGRAVIDAR C0M ESTE RESULTAD0?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 29/09/2012.
      Com a trompa esquerda fechada e a direita com hidrossalpinge suas chances de engravidar naturalmente são muito pequenas, vc deve retirar a hidrossalpinge e realizar uma Fertilização in vitro. Deve tb realizar uma histeroscopia e ver se esse mioma submucoso é realmente submucoso e retirá-lo tb, sem realizar esses passos ficará difícil engravidar.

      Excluir
  15. Boa tarde Dr. Daniel!

    Dia 28/09/2012 minha filha fez ultra som que diagnosticou, gestação de +- 4semanas e hidrossalpinge a direita. Pergunto: quais os riscos durante a gestação para o feto e a Mãe? Ela terá que futuramente retirar as trompas?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 01/10/12.
      Se ela ja está grávida, essa hidrossalpinge não será problema, no futuro novos exames devem ser realizados para reavaliar esse quadro clínico.

      Excluir
  16. Prezado Dr. Daniel,
    Tive hidrossalpinge na trompa esquerda e na direita fiz cauterização de endometriose. Não cheguei a remover a trompa com hidrossalpinge, apenas foi feita a ligadura da mesma. Quais as chances de FIV dar certo? Estou em dúvida se me submeto a FIV ou não. Abraços e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 15/10/2012.
      Após a ligadura ou remoção da hidrossalpinge as chances de sucesso são bem maiores na FIV, vc deve realizar a FIV para aumentar suas chances de gravidez. Boa Sorte.

      Excluir
  17. dr daniel perde a trompa esquerda a 4 anos devido a gravidez ectopica
    2 anos depois foi detectado um cisto no ovario esquerdo fiz uma nova cirurgia e retirei o cisto e o medico tbm falou ki retirou o ovario .
    esse ano fui fazer o exame transvaginal ea medica mi falou ki ainda tenho o ovario esquerdo,mas a trompa direita ta imflamada possivel hidrossalpinge e cisto no ovario direito.perguntei se era necessario uma cirurgia ela disse que no momento nao
    passou para mim azitromicina e nimesulida e um tratamento pro cisto com antcomcepcional diclim e mandou eu retorna daki a 6 mesemi indicou um outro medico pork tenho a esperança de emgravidar.sera possivel? sou casada a 12 anos e gostaria de saber o procedimento foi correto.mim ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 16/10/2012.
      Acho que vc deve ir rapidamente a um especialista, para saber se ainda tem ou não o ovário esquerdo, para o cisto de ovário em geral vc não precisa usar tanto tempo de anticoncepcional, busque a ajuda de uma especialista urgentemente para não perder tempo com tratamentos inúteis.....

      Excluir
  18. olá fiz laqueadura á 2 anos,agora fiz uma utrasson para fazer abdominalplastia,e descobrir que estou com hidrossalpinge.posso fazer a plástica assim mesmo? preciso fazer cirurgia para resolver o problema ?ou tem medicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana.
      A hidrossalpinge não interfere na sua plástica e se vc não tem desejo de gravidez, não tem dor, vc não precisa necessariamente retirar suas trompas....não existe medicação para isso.

      Excluir
  19. fiz uma ultrasson para fazer abdominalplastia e descobrir que estou com hidrossalpinger,posso fazer a plástica assim mesmo?

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde, fiz a histero, resultado: Obstrução tunaria bilateral com hidrossalpinge. Tem algum tipo de cirugia reparatoria ou no meu caso só a FIV mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 25/10/2012.
      Vc deve fazer uma FIV, não há meios de resolver esse problema, vc tem que retirar suas trompas antes da FIV para aumentar suas chances de gravidez na FIV.

      Excluir
  21. Boa noite foi detetado que tinha hidrossalpinge e salpingite a medica dicidiu laquear as trompas tenho 28 anos quais sao as epoteses que tenho de engravidar por fiv á 1ª tentativa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 30/10/2012.
      Vc deve retirar as trompas antes da FIV pra aumentar suas chances de gravidez....leia o artigo no meu blog e entenda mais...

      Excluir
  22. ola dr daniel fiz a histerossalpincografia e deu opacificaçao e hidrosalpinge.
    gostaria de saber se retirar as trompas seria a unica opçao.
    tenho 27 anos e desejo muito ser mae nao tenho condiçoes de fazer a fiv.
    nem imagino quanto custa se for mesmo pelo que pesquisei é muito cara.
    quero muito realizar esse sonho.
    mesmo sendo cara seria facil fazer parcelamento para a fiv.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leticia Lopes.
      No seu caso, vc deve confirmar esse resultado com outra histerossalpingografia, se for confirmado vc tem que retirar as trompas e realizar uma fertilização.....só assim conseguirá engravidar.

      Excluir
  23. Dr Daniel
    além da infertilidade qual outro problema pode ocorrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 04/11/2012.
      Pode-se ter uma infecção nessa região, o que pode levar a quadros de infecção pélvica com secreção purulenta sendo necessário até cirurgias algumas vezes.

      Excluir
  24. Boa tarde! fiz o exame e foi constatado hidrossalpinge nas duas trompas, fiz uma videolaparascopia para tentar desobtruir as trompas mas não deve o que fazer mas por incrivel q parece não retiraram a hidrossalpinge, fui medico tentar fertilização invitro e segundo medico me disse q não teria problema tentar a fertilização pois minha hidrossalpinge e perto dos ovarios, fiz a fertilização em abril com transferencia de dois embriões mas infelizmente não deu certo, tenho embriões congelados, deve tentar denovo ou antes retirar a hidrossalpinge, por favor me de uma luz, obrigada

    ResponderExcluir
  25. Em resposta ao anônimo de 05/11/2012.
    Deve sem dúvida nenhuma retirar as trompas antes, pois com a hidrossalpinge suas chances de engravidar diminuem na fertilização, podendo diminuir até 25%. Antes da primeira fertilização vc já deveria ter retirado as trompas.

    ResponderExcluir
  26. Boa Tarde! Tenho 33 anos, fiz em outubro de 2010 uma videolaparascopia para desobtrução das trompas, mas não foi possivel destrancar as trompas e tambem não retiraram a hidrossalpinge q tenho nas duas trompas q tem ate aderencia na região pelvica. fiz a FIV em abril desse ano, conforme dr. q realizou a FIV não seria preciso retirar as trompas, fiz a transferencia de dois embriões, mas infelizmente não deu certo. tenho 6 embriões congelados ainda sera q tenho q retirar as trompas antes de tentar denovo a transferencia, segundo medico me falou q não seria necessario pois a desobtrução e perto dos ovarios, pois fiz o exame de hidrossalpingografia. Gostaria de uma ajuda por favor, quero muito ser mãe me ajuda. obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 06/11/2012.
      Respondido acima, vc tem que retirar as trompas... Não interessa a distância e localização da hidrossalpinge, a presença dela já diminuirá suas chances de gravidez.

      Excluir
  27. Ola Dr...Fiz uma videolaparosocopia q deu hidrossalpinge na trompa esquerda, a medica fez uma recanalização. A trompa direita esta perfeita...Como a gravidez não aconteceu depois de um tempo, fiz a histerossalpingografia e o resultado foi " a Trompa E é permeavel e visualizada em toda sua extensão, notando-se discreta dilataçãona sua proporção distal (hidrossalpinge), procedendo-se imediatamente o escalpe do contraste, atraves do Ostium abdominale, para o peritone e trompa direita não foi identificada no exame. A duvida é o q pode ter acontecido com a minha trompa direita q era perfeita, porem não foi visualizada no exame?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito estranho, vc deve repetir a histerossalpingografia...

      Excluir
  28. Bom dia Dr. Daniel, foi constatado hidrossalpinge por ultrasson, sinto muitas dores à noite, estou tomando Quinoflox 500, tenho 45 anos e faz cinco meses que não tenho mestruação, o que faço? Ainda tenho chances de engravidar?

    Ana Nery Oliveira
    annaneryy@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Nery. Vc deve verificar se já está entrando na menopausa, pois não está mais menstruando.
      Isso é o mais importante...qto à hidrossalpinge, dependerá se vc fará um tratamento para engravidar ou não.

      Excluir
    2. Dr. Daniel, fiz exames e o médico disse que estou entrando sim, na menopausa, aff... muito triste isso, mas ainda dá jeito ter meu Samuel? E quanto as dores noturnas que sinto no quadil, mas precisamente no local da tal hidrossalpinge, ela provoca dores assim? Deus é a Luz! rs.. graças a Deus que durante o dia antes de dormir não doi.
      Obrigada,
      Ana Nery

      Excluir
    3. Ana, vc precisa ver se há condições de ovular, aos 45 anos provavelmente vc s;o engravidará por uma fertilização in vitro e muitas vezes com doação de óvulos.

      Excluir
    4. Obrigada Doutor Daniel, agora vou deixar Deus resolver.
      Deus o abençoe e tenha um bom domingo.

      Ana Nery

      Excluir
  29. Bom dia,Dr.Daniel Diógens..fiquei muito feliz em achar seu blog!meu nome é Girlene, tenho 30 anos, ja tenho uma filha q nasceu de 6 meses hj ela ta com 9 aninhos uma menina linda e saudavel! e hj tentado engravidar descobri que tenho hidrossalpinge obstruindo as trompas bilateralmente, sempre tive muitas colicas na mestruação q hj sou depedente de medicação para aliviar a dor.será q tenho q retirar as trompas ou com a videolaparascopia vai resolve? desde já a gradeço o espaco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Girlene.
      Vc tem que retirar as trompas e depois realizar uma Fertilização in vitro.....

      Excluir
  30. Olá Dr. Daniel! Tenho 33 anos, estou tentando engravidar desde o início do ano e agora fui para um especialista na área de reprodução e através de um exame específico para algumas bactérias foi constatado que tenho Ureaplasma (10)4UFC/ML e no US foi visto que estou com Hidrossalpinge bilateral. O médico então passou CIPRO500 para eu tomar durante 7 dias e pediu para que voltasse daqui a dois meses para que fizesse um exame específico para ver como as trompas estão. Gostaria de saber se somente com a medicação meu organismo reverteria esse quadro, sem precisar fazer cirurgia para a retirada das trompas?? E com relação a gravidez, conseguiria engravidar de forma natural, ou seja, sem fazer a FIV somente fazendo o uso dessa medicação?? Aguardo retorno, Desde já agradeço, ATT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 07/11/2012.
      Só com a medicação é difícil reverter o quadro, se as trompas estiverem obstruídas vc terá que fazer uma FIV.

      Excluir
  31. Olá Dr. Daniel,
    Sou Rafaela, moro em Salvador,

    Há 06 anos atrás tive apendicectomia, o apêndice estava para supurar, o que não aconteceu, segundo o médico devido uma "gordura" que colou no apêndice) estava com infecção, o médico não colocou o dreno achou por melhor limpar o local, dias depois voltei ao hospital com fortes dores descobriu-se então uma infecção próxima do Útero e do Ovário e foi feita uma nova cirurgia para a coloção e aí então foi colocado o dreno, depois voltei ao hospital já com derrame pleural e pneumonia devido a migração da bactéria, fiquei muito mal. Depois de tudo isso um ciclo menstrual muito forte emendava uma menstruação na outra, hoje já estou com o ciclo melhor (em relação ao que passei). Venho tentando engravidar e nada, hoje para minha surpresa fiz a Histerossalpingografia e o diagnóstico foi: histerossalpinge com obstrução bilateral.

    Pode ter o diagnóstico acima associação com a infecção que tive próxima do útero e do ovário (causada pela bactéria)?

    Teria alguma possibidade de eu não ter tido a bactéria se já tivesse colocado o dreno na primeira cirurgia?

    Qual a chance de uma Videolaparospia reverter essa situação?

    O que devo fazer? Onde tratar?

    Desde já muito agradecida pela atenção dispensada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafaela.
      Pode ter sido com certeza pela infecção que vc teve. Difícil avaliar a questão do dreno, não há como saber. Chance zero de reverter, se elas realmente estiverem obstruídas. Vc deve remover a hidrossalpinge e realizar uma FIV. Procure um especialista.

      Excluir
  32. OI Dr Daniel.
    Fiz uma histerolssalpingografia pois tive uma apêndicite supurada há 4 anos e estou tentando engravidar a 5 meses.O resultado foi o seguinte:
    Radiografia panorâmica sem alterações expressivas,flebolitos no oco pélvico,região ístimo-cervical de aspecto anatômico,cavidade uterina anteversofletida de configuração e dimensões normais,trompas uterinas pérvias,apresentando dilatação da sua porção distal,mais evidente à direita.Hidrossalpinge.Como vai ser o tipo de tratamento?Vou ter problemas para engravidar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 08/11/2012.
      Se as trompas estão funcionando vc pode engravidar naturalmente, mas se realmente tem a hidrossalpinge vc pode ter dificuldades....

      Excluir
  33. Oi Dr. Daniel

    Fiz o HSG e como resultado tive:

    1.Radiografia simples da pelve: não se constatam imagens anormais na pelve.
    2. Canal servical: de forma e dimensões normais, mediano.
    3. Útero: cavidade uterina mediana de contornos bem definidos. Cornos uterinos e ostiuns visualizados.
    4. Trompas: trompas impregnadas, muito filiformes e estiradas, com derrame peritoneal retardado, quase inexistente direita e encarcerado á esquerda.

    Cometários: HSG que revela fator tubário como causa de infertilidade.

    Pois é, a quase dois anos que tenho tentado engravidar sem sucesso e o medico pediu-me para fazer este exame. So tenho consulta daqui a um mês e encontro-me bastante ansiosa porque ja estou com 35 anos e sou hipertensa. Poderia me ajudar e tentar descrever o que significa este resultado por favor? Quais são as minhas chances de engravidar? Que perguntas sugere que faça ao medico?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 13/11/2012.
      Significa que sua trompa direita funciona, embora com dificuldades, ou seja, deve ter alguma aderência e a trompa esquerda, pelo que entendi, não funciona. Esse laudo não está muito claro e objetivo.....Com 35 anos e essa provável dificuldade nas trompas vc terá mais chances com uma fertilização in vitro.

      Excluir
  34. fiz uma esterectomia a um ano e desde la venho tendo dores do lado esquero contantemente retornei ao medico ele falou que era normal pos fazia pouco tempo da cirugia depois de 06 mese fui a outro ginecologista ele falou que era um ponto do lado de dentro qie estava inframado receitou uma pomada e não me encomodou mas por uns 03 meses so que as dores retornaram e fiz uma trans vaginal e deu a conclusão: cisto simles no ovario esquero, hidrossalpinge á esquerda gostaria de saber se vou ter que fazer nova cirugia pos no dia do exame me deu uma dor horivel agradeço desde já se puder me dar estas informaçoes tenho 46 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 19/11/2012.
      Se as dores forem muito fortes, a possibilidade de cirurgia deve ser pensada.

      Excluir
  35. ola bom dia li seu artigo descubri que tenho essa doença e normal
    a mestruaçao nao descer com esse problema desde ja agradeço
    obrigado doutor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 20/11/2012.
      Hidrossalpinge não provoca atraso menstrual.

      Excluir
  36. Olá Dr. Daniel!

    Tenho 36 anos,baixa reserva ovariana e hidrossalpinge bilateral diagnosticada por histerossalpingografia e não visíveis pelo ultrassom.Estive em diversos médicos e as opiniões são divergentes, pois uns entendem que não é preciso retirar as trompas, pois não são visíveis no ultrassom, e outros entendem que devo fazer a videolaparoscopia para retirar as trompas antes de fazer a FIV. Já realizei 3 induções e 1 transferência de 2 embriões, mas não deu certo.Estou com medo de partir para nova tentativa de FIV e minhas trompas atrapalharem a implantação. Qual a sua opinião?
    Desde já muito obrigada!
    Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela.
      Na minha opinião vc deve retirar logo suas trompas....

      Excluir
  37. Oi Dr Daniel

    tenho hidrossalpinge na trompa esquerda, a trompa direita foi retirada após gravidez tubarea.
    é possivel, atraves de ultrason, detectar se eu preciso retirar a trompa antes de tentar a FIV? Um medico me disse que sim, mas eu achei estranho conseguir ver se o liquido flui para o utero por ultrasom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Midia.
      Com hidrossalpinge vc tem que retirar a trompa antes da FIV.

      Excluir
  38. Respostas
    1. Olá Karla.
      Exame duvidoso, busque um especialista e talvez a repetição do exame ou a realização de uma laparoscopia seja a melhor opção para elucidar o diagnóstico.

      Excluir
  39. Dr. Daniel,
    Peço por gentileza que me explique se tenho alguma chance de engravidar com esse resultado da Histerossalpingografia que fiz no último dia 22.11.2012:
    Útero em retorverso flexão com cavidade de capacidade e contornos regulares.
    Trompa direita permeável com discreta dilatação na sua porção distal.
    Trompa esquerda terminando em bolsa fechada na sua porção distal. Hidrossalpinge.
    Tenho 37 anos.

    No aguardo,
    desde já agradeço,

    Gisele Fonseca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 27/11/2012.
      Tem, pois sua trompa direita funciona, mas a sua esquerda está fechada e com hidrossalpinge, o que impede uma gravidez qdo se ovula deste lado, e pelo acúmulo de líquido na trompa, pode haver uma dificuldade de engravidar.
      A idade tb é muito importante para uma gravidez.

      Excluir
  40. Boa Noite, DR Daniel. Em um US transvaginal de rotina recebi o laudo de hidrossalpinge unilateral direita Olaudo diz:"nota-se entre o ovário direito e o útero a presença de imagem aneoica, tubular e serpiginosa,de paredes finas e bem delimitadas, amis alargada na extremidade perto do ovário e afilada perto do útero e que mede aproximadamente 5,1x3,6x5,1 cm. Insonado com dopler colorido e doppler de amplitude observa-se fluxo na parede do cisto, ausência central. Na parede e na artéria ovariana o fluxo é de alta resistência". Tenho 40 anos, dois filhos, não desejo engravidar, não tenho nenhum sintoma. Qual seria meu tratamento de rotina??Muito Obrigada...Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Paula.
      Se vc não sente nada, teoricamente nada a fazer, mas é preciso saber se a imagem é realmente a trompa, ou se não é um cisto de ovário por exemplo, para isso o ideal seria realizar uma laparoscopia.

      Excluir
  41. Querido Dr.Daniel primeiramente que Deus em sua infinita misericordia te abençoe todos os dias de sua vida nunca imaginei que pudece haver um medico tão querido que respondece as perguntas de pessoas tão sofridas com essa doença já fazem 7 anos que tento engravidar em janeiro de 2005 tive uma coceira muito forte na vagina depois observei corrimento pastoso com cor meio esverdeada ou amarelada sem odor, Dor no baixo ventre e uma sensação de areia nas relações sexuais fui ao ginecologista e ele me colheu um papa e pediu uma trans ambos deu ok não encontrou nada ele me passou um comprimido para mim e meu companheiro e creme vaginal fiz tudo correto com dois dias tudo tinha melhorado meu companheiro não quis tomar mas a infecção nunca mais voltou em dezembro 2005 tive uma gravidez tubaria e foi retirado trompa e ovario esquerdo sofri demais pois achava que jamais iria engravidar de novo e com passar do tempo foi findado o relacionamento agora sou casada e em 2007 fiz exames para saber se podia engravidar deu Hidrossalpinge fui ate um especialista de esterelidade que me disse que meu antigo parceiro me transmitiu algo depois de 5 anos saber disso quaze morri e ate hoje estou morta por dentro e bastante deprimida pois tenho que fazer fiv procurei pelo sus impossivel pela idade 36 somente pago acredite em mim não tenho a menor condição de desenbolsar 16 000 reais para duas tentativas Doutor o que faço choro todos os dias não encontro apoio em rede publica nem psicologica não consigo viver com essa culpa de ter deixado me contaminar embora ele fosse meu primeiro companheiro achei que estava tudo bem e queria ter um filho agora vivo depreciva sem saber qual direção tomar Doutor me aconcelhe desde de ja te agradeço e a Deus tambem pela sua vida seja feliz. Marlene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marlene.
      Infelizmente o único caminho a seguir é realizar uma fertilização após remover cirurgicamente sua trompa, tente realizar pelo menos uma tentativa, assim sairia mais barato!!!!! Boa sorte!!!!

      Excluir
    2. Querida, não perca as esperanças eu tenho 38 anos e estou tentando engravidar a 11 anos, já fiz 2 cirurgia de endometriose,e só agora descobri uma hidrossalpinge e uma aderência entre o intestino e o útero, tenho que fazer uma cirurgia de retirada das trompas e em seguida fazer uma FIV, como não tenho condição financeira pra fazer pois em Brasília é 18.000,00 como sei que não entro no sistema do governo, descobri um programa que se chama ACESSO, ele ajuda em descontos dos medicamentos, vc só tem que achar um médico que seja cadastrado no sistema, vou tentar por aí pra realizar meu sonho, quem sabe seja o caminho pra todas nós que temos dificuldade. Boa sorte a todas. Fiquemos com a benção de Deus.

      Excluir
  42. Dr Daniel tive gravidez tubaria em 2005 e foi retirado a trompa e ovario esquerdo e apos exames descobri a hidrossalpinge e sinto dores do lado direito onde se encontra a hidrossalpinge sera que preciso fazer cirurgia corre o risco de romper?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 04/12/12.
      Se vc quiser engravidar precisa retirar a trompa, caso contrário os riscos de problemas são pequenos.

      Excluir
  43. Dr Daniel tenho hidrossalpinge a direita ela pode prejudicar o ovario direito sera que adquiri devido a uma DST não existe outra possibilidade ? visto que nunca fiz laqueadura somente retirei a trompa e ovario esquerdo devido gravidez tubaria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 04/12/12.
      Ela não prejudica o ovário.
      Pode ter sido por uma DST, mas pode ter sido por outros tipos de bactérias que podem não ter sido adquiridas pelo sexo.

      Excluir
  44. ola tenho 24 anos a dois que me dignosticaram hidrossalpinge nas apessar de os medicos ne disserem que nao engravidava ja tive o meu filho,a um ano para ca os meus examens tavam vem tinha dessaparecido ,ate quea um mes comecei a ter dores no funda da barriga a medica de familia mando repetir os exames foi hoje fazer voltou,com a tronpa muito mais liquido tou assustada o que faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 11/12/12.
      Se vc tem sintomas e hidrossalpinge tem que usar antibiótico e considerar a hipótese de uma remoção cirúrgica da trompa afetada.

      Excluir
  45. Olá Dr. Daniel...
    Hoje fui diagnosticada com Hidrosalpinge, porém a única coisa que sinto são cólicas durante o período menstrual, há um ano atrás fiz um ultrassom endovaginal e não tinha mostrado isso, e agora apareceu, gostaria de saber se posso me tratar apenas com medicação, ou terei que fazer cirurgia uma vez que tenho também miomas uterinos???? Desde já agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane.
      Para a hidrossalpinge, se vc não deseja gravidez agora, pode usar medicações e reavaliar depois, usar antibióticos.
      Qto aos miomas depende do tamanho, sintomas, sua idade e seu desejo de gravidez....

      Excluir
  46. Olá dr. Daniel
    Fiz o exame de histerossalpingografia no dia 05/12/12 e no laudo ta assim:

    cavidade uterina de forma anatõmica,bordos regulares sem defeitos de repleção e capacidade normal.
    Trompas opacificadas em todo o seu trajeto, apresentando-se dilatadas e tortuosas em suas porções médias e distais ( hidrossalpinge).
    Houve peritonização do meio do contraste bilateralmente.

    Tenho 30 anos nunca engravidei, já tento engravidar a 02 anos. Meu esposo fez espermograma com resultado normal ele tem 31 anos. Não temos condições financeiras para fazer fertilização.por favor me esclareça oque devo fazer.
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 14/12/2012.
      Com hidrossalpinge existe uma dificuldade grande na passagem do óvulo pelas trompas....a melhor opção seria realizar a retirada das trompas e uma fertilização, programe-se para fazer isso antes dos 35 anos.

      Excluir
  47. olá Doutor tenho 26 anos uma filha de seis e após ela não engravidei mais mesmo querendo,,,,,tenho tido umas dores do lado direito da barriga a mais ou menos uns quarenta dias e não passam nem com a medicação,fiz uma tomografia e apareceu o seguinte diagnóstico:Presença de imagem ovalar com realce periférico pelo meio de contraste iodado,medindo 2,0 cm localizada na região anexial direita (hidrossalpinge?).pequena quantidade de liquido livre na pelve...por favor me daá uma luz pq as dores estão cada vez mais intensas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 15/12/12.
      Vc deve usar antibióticos para tratar um provável processo inflamatório na sua cavidade pélvica......depois reavaliar a presença de hidrossalpinge pelo US.

      Excluir
  48. olá doutor no dia 6 deste mês tiver uma dor intensa que fui parar na emergencia do hospital fiquei 15 dias internada com hidrossalpinge depois da alta do hospital fiz novos exames e a inflamação continua do mesmo jeito tenho medo de voltar a sentir a mesma dor que foi muita gostaria de saber se esse tratamento demora muito pra ficar boa to com muito medo.desde já agradeço responda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 22/12/12.
      Depende do tratamento que vc fez? vc fez o que? se continuar assim, tem que operar para remover as trompas ou a trompa.

      Excluir
  49. olá doutor dando continuidade no assunto do dia 22 de dezembro qdo tava internada lembro de alguns medicamento q tomei com getamicina+plomol+metronidazol+kefli ev outros. qdo tive alta procurei uma genecologista fiz uma ultrasson e continuo com a inflamação a mesma receitou um creme vaginal metronidazol+metronidazol comprimido +melocox mais sinto colicas e um desconforto
    não sei o que fazer por favor mim ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 25/12/12.
      Vc deve buscar ajuda médica para resolver seus problemas, vc tem que ser examinada e realizar alguns exames, não há como eu fazer isso por aqui...procure médico com rapidez para determinar o que pode e deve ser feito por vc.......

      Excluir
  50. Ola dr. fiz um histero em 2010. resultado obstruçao tub. a direita e hidrossalpinge a esquerda. Fiz uma video que segundo a medica nao adiantou. fui para a fiv que resultou em 2 negativos. esse ano procurei outro medico, tome antibiotico e fiz outra histero nesse mes. resultado. obstruçao tub. a dir. e tuba uterina esquerda pervia levemente dilatada. o que achas? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 27/12/12.
      Acho que vc deve retirar as trompas antes da nova FIV....devido à hidrossalpinge....

      Excluir
  51. Oi Dr. Daniel.
    Fiz um exame de sangue há uns 06 meses atrás e deu positivo para Clamídia. Em seguida fiz uma histerossalpingografia onde se evidenciou a trompa esquerda com obstrução. Logo após fiz uma vídeolaparoscopia para verificar a real situação. O diagnóstico foi de hidrossalpinge na trompa esquerda. A direita é permeável, porém o médico suspeita de mau funcionamento das fímbrias em função da infecção que tive. Foi cauterizado alguns focos leves de endometriose e retiradas as aderências. Ele optou por tentar gravidez natural com indutor (Letrozol) durante 03 ciclos, pois segundo ele, há chances com a trompa direita. Se não der, a indicação é de FIV. Estou no meio da segunda tentativa. Minha preocupação é que a trompa esquerda não foi retirada na cirurgia. Quando perguntei o motivo o médico informou que ela está apenas dilatada, que não há líquido, que a hidrossalpinge não é visível na ecografia. Gostaria da sua opinião, pois aqui no blog em todos os relatos você recomendou a retirada da trompa com hidrossalpinge. E quanto a FIV, no meu caso eu poderia fazer a simplificada? As chances são as mesmas? Tenho 32 anos e estou tentando há 01 ano.
    Desde já agradeço a sua atenção!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 28/12/12.
      Acho que vc deve remover a trompa antes da FIV. Na medicina reprodutiva não há o termo "simplificada", não entendo o que isso significa......

      Excluir
  52. ADEMILDES DE JESUS VIANA28 de dezembro de 2012 20:49

    DR DANIEL DIOGENES, eu fiz um ultrassonografia transvaginal,onde foi diagnosticado presenca miometrial medindo 1.8cm,mas o medico disse que nao precisa operar. e muito interessante pque toda mulher que tem mioma o ciclo vem muito, mas para mim vem muito pouco e so 2 dias..; o que faco........alem disso deu no exame HEMATOMETRIO, E HIDROSSALPINGE A ESQUERDA 5.8cm. mim ajude a entender esses problemas. SOU MAE DE 2 FILHOS 17 E 13 ANOS. O QUE FACO MIM RESPONDE. DESDE JA TE AGRADECO MUITO OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ademildes.
      Miomas pequenos assim não precisam em geral de cirurgia.
      a hidrossalpinge deve ser retirada se vc tiver sintomas ou estiver querendo engravidar......

      Excluir
  53. ADEMILDES DE JESUS VIANA28 de dezembro de 2012 21:19

    DR DANIEL DIOGENES eu fiz uma transvaginal onde foi da diagnosticado 3 problemas; NODULO DE MIOMA,HEMATOMETRIO,HIDROSSALPINGE A ESQUERDA. DOUTOR meu ciclo e muito pouco so vem 2 dias; e pelo que pésquisei um desses problemas se da nas trompas mas ha 13 anos o medico disse que tirou as 2 trompas, EU fiz tratamento para engravidar do primeiro filho que hoje tem 16 anos, nunca tomei anticoncepcional, nunca usei preservativo ,nem meu esposo. o que faco vou passar com um genecologista dia 16 de janeiro para fazer um acompanhamento, e para o meu medico mim explicar. MAS ESPERO UM RESPOSTA DO SENHOR , O MAIS RAPIDO POSSIVEL.o mioma mede se 1.8cm; hidrossalpinge mede se 5.8cm....... desde ja agradeco,,,,,,, MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  54. Boa noite , eu tive uma gravidez ectopica há um ano e meio.
    Quando fui para o hospital já estava muito avançado e a entrar em choque , [foi erro clinico] ,resultado foi abortar e retirar a trompa esquerda porque estava em muito mau estado , o pós operatorio custou muito , pelas dores que tinha , mas passou.
    Mas agora de vez em quando tenho dores no sitio onde me foi retirado a trompa , é normal?
    é que fico logo com medo , apesar de saber que já não tenho ali nada.
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao Anônimo de 01/01/2013.
      pode acontecer...em caso de dúvida faça novos exames....

      Excluir
  55. Boa noite Dr. Daniel, Estou contente por ter encontrado este blog, tem me ajudado a esclarecer algumas dúvidas... Mas ainda me sobram muito mais..
    Sou uma tapada no Sul da Bahia, que acabou de fazer uma Ultrasonografia Intravaginal com o seguinte diagnóstico: presença de imagem anecóica tubular, em topografia anexial à direita, medindo 4,0 x 3,3 x 1,4 cm, volume de 10,1 ml, sugestiva de Hidrossalpinge.
    Bexiga, utero, ovários intactos, perfeitos...
    Tenho medo.. É grave?? Terei que retirar a trompa?? Tenho 38 anos nunca engravidei (nunca tentei) e não penso em ter. Qual o procedimento correto??
    Agradeço muito a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 03/01/2013.
      Se vc não deseja gravidez e não tem dor, pode só acompanhar......

      Excluir
  56. Dr Fiz uma histerossalpingografia e o resultado foi: trompa direita perfeita. Trompa esquerda não visualizada durante todo o exame.
    O que significa isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marta.
      Significa que sua trompa direita está normal e que ou vc não tem trompa esquerda ou ela está fechada....

      Excluir
    2. Nunca tirei a trompa esquerda. É possível mesmo assim não a ter?
      Com este cenário posso engravidar normalmente ou aconselha tratamento?
      Obrigada

      Excluir
    3. Ola Marta.
      É possível, mas raro, provavelmente sua trompa esquerda está obstruída.
      Dependendo da sua idade, vc conseguirá engravidar somente com a trompa direita. abraço

      Excluir
  57. olá doutor fiz preventivo no dia 21 de dezembro e deu uma pequena inflamação onde ja foi tratada mais há dois dia estou com uma coceira na vagina ta avermelhada e inchada e não to conseguindo uma consulta com a ginecologista gostaria que o senhor mim ajudasse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 05/01/2013.
      Vc precisa ser examinada para ser corretamente tratada....procure uma urgência.....

      Excluir
    2. Olá Doutor eu não tenho uma trompa devido a uma gravidez tubária rota, e a outra apresenta uma hidrossalpinge que não pode ser vista pelo ultrassom somente na histerossalpingografia. É necessário a retirada desta para fazer o tratamento de fertilização in vitro?

      Excluir
    3. Em resposta ao anônimo de 24/01/13.
      Lhe aconselho a retirar esta trompa antes da FIV, os estudos mostram que a hidrossalpinge parece diminuir as taxas de implantação embrionária na FIV.

      Excluir
  58. olá doutor tenho hidrossalpinge e gostaria de saber se posso fazer exercicio fisico como caminhada e esteira desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 15/01/2013.
      A hidrossalpinge não impede que vc lhe uma vida normal......não há restrições físicas.

      Excluir
  59. estou com uma imagem cística com bordas regulares conteudo anecóico e fino septo medindo 7,9 x 11,3x 6,1 cm com volume de 285,9cm cubo na região anexial esquerda,o que sera isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 17/01/2013.
      Ou uma trompa com dilatação e hidrossalpinge ou alguma alteração ovariana, provavelmente. Vc precisa conversar com um especialista.

      Excluir
  60. Olá Dr. Daniel! Fiquei mto feliz ao ver que o senhor responde atenciosamente a todas as perguntas, parábens pelo excelente trabalho.

    Tenho 26 anos sou casada, e estou tentanto engravidar há mais ou menos 7 meses. Aos 20 anos tive que retirar o ovário esquerdo devido um teratoma. Atualmente descobri que estou com hidrossalinge (2cm) na trompa esquerda. Minha médica não demonstrou ser nada grave, e receitou serophene + duphaston, estou no segundo ciclo e nada de gravidez. Estou preocupada pq lemos tanta coisa na internet, dizendo que a infecção pode de uma trompa pode passar para a outra (no meu caso só funciona o ovário e trompa direitos)
    ou que o líquido é tóxico e não permite a nidação.
    Gostaria que me esclarecesse melhor essas questões...o que eu devo fazer, eu tomo o 3 ciclo do medicamento (visto que só se pode tomar 3)...

    Um abraço! E muito obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 19/01/2013.
      A hidrossalpinge pode realmente dificultar a nidação, ou a implantação na fertilização. Se vc for partir para uma fertilização, deve retirar essa trompa antes.

      Excluir
  61. olá doutor ultimamente sofro de ansiedade acabei de fazer uma ressonancia da pelve e esse paragrafo me deixou preocupada poderia me explicar?
    ___nota se adjacente ao ovario imagem tubuliforme com paredes finas e conteudo homogeneo apresentando sinal hiperintenso podendo representar hidrossalpinge esse diagnóstico é afirmativo para hidrossalpinge? ou exite duvidas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 19/01/2013.
      Sugere, mas não é definitivo.....procure um especialista.

      Excluir
  62. ola doutor mandei o meu caso a 11 de dezembro,a medica reseitou logo uma injecao e vibramicina e mandou um peum para o hospital.A carta chegou vou en junho, mas as dores continuavam e foi ao meu genecologista que mandou repetir a medicaçao com tres senanas de intervalo entre a primeira medicaçao.As dores ja sao memos,fui la outra vez e fez o exame e diz que ta mais pequeno para esperar ate a consulta so se as dores piorarem muito.Nao sei o que fazer ou pensar as dores sao muito menos mas e desconfortante o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 20/01/2013.
      Não entendi o que é o seu problema....procure um especialista.

      Excluir
  63. Boa noite Dr. Daniel Diógenes, em maio de 2012 fui ao meu ginecologista sentindo dores pelvicas, ele me orientou a fazer uma ultrassom pelvica intravaginal. Onde descobri que tenho ovarios policisticos e liquidos em uma das trompas. E começei a fazer tratamento com anticoncepcional para os ovarios policistos, meu medico nao passou nenhum tratamento contra o liquido em uma de minhas trompas. No começo nao entendi muito bem o que eu tinha, mas com pesquisas na internet pude ver que nao é tao simples. Sonho muito em ter filhos, tenho muita dificuldade de engravidar ? E qual o tratamento adequado para os ovarios policistos e liquidos nas trompas ? O que devo fazer para engravidar ? Me ajude, por favor, meu sonho é ter filhos. Sou uma jovem de 18 anos apenas, mas quero muito ser mae! Obrigada Dr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 20/01/2013.
      Se vc tem ovários policísticos e quer engravidar e não está ovulando normalmente, tem que induzir a ovulação, quanto a trompa, vc deve procurar um especialista e ver se elas estão pérvias ou não, por uma histerossalpingografia...tudo dependerá do seu desejo atual de gravidez ou não.

      Excluir
  64. Oi meu nome é carol tenho 29 anos e venho tentando engravidar a uns cinco anos.
    resolvi envestigar o pq nao ficava gravida.
    fiz a histero e o resultado foi...Cavidade uterina de forma,situaçao e dimensoes normais.
    trompas constrastadas e permeáveis.
    trompa direita de aspecto enovelado e esquerda ectasíca distalmente e fixa superiormente.
    I.D.:Aderencias peri anexiais?
    hidrosalpinx á direita.

    Dr:pode me ajudar com esse resultado estou muito preocupada,sera que nao posso ter filho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol.
      As suas trompas com alterações podem realmente dificultar a gravidez, com hidrossalpinge, mais ainda, procure um especialista e veja se uma fertilização não seria a melhor opção.

      Excluir
  65. Fiz um exame de histerossalpingografia e o resultado foi:
    radiografia simples da pequena pelve sem alterações.
    cavidade de forma, volume e contornos normais.
    ausência de falha de repleção.
    trompas permeaveis com pregueados mucoso da porção ampolar conservado.houve peritonização normal do contraste.
    Tenho 33 anos e quero muito engravidar. Estou anciosa, me ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 22/01/2013.
      Exame normal......

      Excluir
  66. olá dr daniel fiz a laporoscopia e na conclusao de parede de tuba uterina , consistente com hidrossalpinge.....
    dados clinicos: hidrossalpinge bilateral- sequelas de dip
    material : segmento de cavidade abdominal
    mascroscopia: segmento laminar de tecido medindo 2.0 *1,o cm branco acinzentado, de aspecto cistico..aos cortes medindo 0,1 cm..
    dr o que quer dizer isso nao posso engravidar, agora estou esperando a prox menstrucao p fazer a histerossalpingografia. me ajuda me da uma resposta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 24/01/2013.
      Se vc quer engravidar, o mais correto seria ter retirado suas trompas, se elas realmente têm hidrossalpinge, na laparoscopia, pois isso dificulta em muito a gravidez, e se elas estiverem obstruídas, e isso poderia ter sido visto também na laparoscopia, aí torna-se impossível uma gravidez natural.....

      Excluir
  67. Olá, meu nome é ELIENE tenho 48 anos ,Fiz um trasvaginal e nele deu que eu tenho,FORMAÇÃO CISTICA ALONGADA EM TOPOGRAFIA DA REGIÃO ANEXIAL ESQUERDA(HIDROSSALPINGE?)E estou sentindo muta dor do lado esquerdo,isso tem que fazer cirurgia? Já estou na menopausa á 2 anos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliene.
      Se vc tem dor, deve usar antibióticos antes de pensar em cirurgia, mas pode ser necessária a cirurgia.

      Excluir
  68. ola doutor tudo bem. bom eu me karla e eu fiz um exame chamado histeralpingografia e deu que estar tudo ok menos na minha trompa esqueda que deu assim: trompa esquerda permeavel com hidrosalpinx discreto . eu vir no exame que é uma coisihna pequena mas eu fui pro medico aqui doutor flavio sodrér e eu vou fazer uma cirugia . eu so quero sabe se a cirugia que eu vou faze é simpre e se nao vai demora pq eu nao perguntei pq aqui a maternidade estar em uma pequena reforma e sou vou fala com ele la pro final de fevereiro sera que o senho pode me dar essa resposta grata se vc puder mandar a resposta pro meu e-mail karla-132@hotmail.com obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karla.
      A cirurgia é simples, se for a laparoscopia.

      Excluir
  69. e terminando dis assim trompra esquerda peneavel com hidrosalpinx descreto prova de cotte possitiva e bilateralmente. espero por favor uma resposta pro meu e-mail se for possivel

    ResponderExcluir
  70. Doutor fiz histerossalpinografia e deu que minha trompa esquerda não foi opacificada. Será que ela está fechada? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 30/01/2013.
      Sim , ela está fechada.....

      Excluir
  71. Boa tarde. Dr. Fiz um exame de histerossalpingografia e nele consta.

    1cavidade uterina homogeneamente opocificada com cotornos normais
    2 permeabilidade tubaria adireita
    3obstrução da trompa esquerda
    4 pequena irregularidade na patede do canal cervical. Sinequia.
    5 prova de COTT positiva a direita.
    Dr qt a trompa esquerda eu ja sei, tive uma tubaria e petdi esta trompa,no ano sequinte recebi a noticia da gravidez hoje minha filha tem 13 anos e tenho vontade de engravidar,mas recebi este resultado e fiquei entristecida. Me diga por favor se tenho chance e quais são elas? O caminho a seguir. Me ajude por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 07/02/2013.
      SE sua trompa direita funciona vc tem chances, mas isso depende da sua idade.....

      Excluir
  72. Olá Dr. Daniel, em junho 2010 fiz um laparoscopia que resultou na retirada da trompa esquerda com Hidrossalpinge e um cisto tmb no ovário esquerdo , tenho 36 anos e carrego comigo o sonho de ser mãe, agora vou fazer novamente a histero para saber como esta a outra trompa tenho chances de engravidar naturalmente tomando algum tipo de medicação ou é melhor já partir para a FIV? Me ajude...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 13/02/2013.
      Na sua idade esperar muito pode complicar tudo, a fertilização é uma excelente opção.....converse com um especialista.....

      Excluir
  73. Doutor mesmo que a trompa não apareça na US mas que na histerossalpingografia diga que ela é permeável mas com hidro menor que 1 cm, devo retirar ela para fazer a fiv?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 26/02/2013.
      Se vc for mesmo realizar uma FIV, provavelmente a hidrossalpinge reduzirá as chances de implantação embrionária.

      Excluir
  74. Boa noite Dr. gostaria de saber se hidrossalpinge cura? pois eu tenho e em dezembro do ano passado sentir muitas dores que fui para em uma emergência fiquei internada 15 dias fiz novos exames e continou com a inflamação porque causa tanta dor.
    Desde já lhe agradeço




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 04/03/2013.
      A hidrossalpinge é, em geral, resultado de processos crônicos inflamatórios nas trompas, o uso de antibióticos e a remoção cirúrgica são as formas apropriadas de tratamento.

      Excluir
  75. DOUTOR FIZ UMA HISTEROSSALPINGOGRAFIA E APARECE SINAIS DE HIDROSSALPINGE NA TROMPA DIREITA ELA APARECE BEM AUMENTADA NÃO FALA EM TAMANHO ESTÁ TOTALMENTE OBSTRUÍDA, A ESQUERDA APARECE SEM ALTERAÇÕES, FUNCIONA PERFEITAMENTE, NO ANO PASSADO TIVE ALTERAÇÕES DE ENDOMÉTRIO QUE CHEGOU A MEDIR 1.8 , MAS QUE NESSA ULTIMA US MOSTROU 11 MM SERÁ QUE COM A TROMPA TAMBÉM VAI SER ASSIM? SERÁ QUE CONSIGO ENGRAVIDAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claret.
      Se vc está com dificuldade de engravidar, a hidrossalpinge pode ser a causa, como vc tem uma trompa boa, só as tentativas de engravidar nos darão as respostas devidas.

      Excluir
  76. Boa Tarde Dr.Daniel,fiquei feliz em encontrar esse site. fiz um ultrassom e acusou ovários policísticos tanto o esquerdo como o direito, e na trompa esquerda a médica me perguntou se eu havia feito ligação na trompa como falei que não ela colocou no diagnóstico:" possível hidrossalpinge?" a trompa direita tá normal,lhe pergunto é possível a gravidez? tenho 33 anos. agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 07/03/2013.
      Sim, é possível, mas se vc tem trompa com hidrossalpinge e ovários policísticos, isso pode dificultar uma gravidez, procure um especialista e refaça os exames.

      Excluir
  77. Bom Dia Dr. Daniel,
    Minha namorada está com suspeita de Hidrossalpinge, como podemos ter uma certeza maior?qual o tratamento para se o caso for verdadeiro? e como isso aconteceu se nós nunca tivemos relação sexual?qual a causa?
    Desde já grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 08/03/2013.
      Os exames de US transvaginal e a histerossalpingografia são os exames que fazem esse diagnóstico.
      O tratamento é feito com antibióticos e se necessário cirurgia.
      A causa são processos infecciosos causados por bactérias.

      Excluir
  78. Bom Dia Doutor Daniel,
    Minha namorada fez uma exame e o resultado foi, suspeita de Hidrossalpinge.Mas qual a causa da Hidrossalpinge?Nós ainda não tivemos relação sexual, pode ser que aconteça dela ter realmente isto?como podemos tratar? Desde já Grato pela atenção!

    ResponderExcluir
  79. Bom dia Dr gostaria de saber quais minhas chances reais de uma gravidez natural sendo que tive diagnostico de hidrossalpinge bilateral nao sinto muitas dores meu fluxo é regular, tem chsnces de desaparecer ou nao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 11/03/2013.
      Se as trompas estiverem fechadas, vc precisará fazer uma fertilização in vitro, se as trompas estiverem abertas, mas com hidrossalpinge, vc poderá ter dificuldades de engravidar. O tratamento com antibiótico quando realizado na fase inicial da infecção bacteriana pode ajudar, mas em geral a cirurgia se faz necessária.

      Excluir
  80. Boa tarde Doutor Diógenes,
    Tenho 39 anos e sem filhos. Sou saudável e meu marido também.
    Em 2009 tive uma gravidez tubária do lado esquerdo e foi preciso removê-la.
    Em 2010 fiz uma histerossalpingografia e a Drª me disse que podia engravidar normalmente pois a direita não estava obstruída. Eu fiquei com muito medo de perder esta também e acabei adiando. Agora estou decidida a tentar mas não queria repetir este exame. Minha pergunta é: Esta trompa pode ter obstruído neste intervalo de tempo? Obrigado e Parabéns pelo Blog. Ajuda muitas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 12/03/2013.
      Se vc não teve infecções genitais, provavelmente ela estará normal, mas não podemos afirmar com 100% de certeza, na sua idade vc deve tentar engravidar rapidamente...abraço e obrigado.

      Excluir
  81. Tenho hidrossalpinge na trompa direita, conforme exame realizado. Quero saber se é possível engravidar pelas vias naturais, já que a trompa esquerda está funcional, conforme diagnóstico?
    Também fiz indução de ovulação por três vezes e não consegui engravidar. Numa ultrassom ficou constatado que houve ovulação, mas por não ter "rompido o folículo do ovário", o óvulo não saiu. O que pode estar ocorrendo? Será necessário fertilização artificial? Estou preocupada pq não possuo muitos recursos. Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 13/03/2013.
      Sim, é possível, mas pode ser mais dif;icil devido à hidrossalpinge.
      Se o folículo não rompeu não houve ovulação!!!!
      Dependendo da sua idade a fertilização pode ser a melhor opção.

      Excluir
  82. 14/03/2013


    Bom dia! DR. Daniel

    Gostaria de saber esse resultado?
    Trompas permeaveis e de calibre anatômico.
    Cotte positivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 14/03/2013.
      Exame normal...

      Excluir
  83. Olá Doutor Daniel, fiz o exame radiológico e o resultado foi:
    Trompa direita costrastada apenas no terço proximal.
    Trompa esquerda dilatada (hidrossalpingue), porém permeavél.
    Quando eu tinha 10 anos de idade tive apêndicite suporada,o apêndice pode ser a causa de hidrossalpingue? É possivel eu engraidar? É possivél desobistruir a trompa direita? Tenho 33 anos. Desde já agradeço Angela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela.
      Processos inflamatórios abdominais quando atingem orgãos como as trompas podem provocar danos assim. Sua trompa direita está fechada, a esquerda com problemas, isso dificulta atingir a gravidez, se a trompa direita está fechada, não há o que fazer.

      Excluir
  84. tenho hidrossalpinge na trompa esquerda,quero saber se posso engravidar sem medo de ter uma gravidez tubaria? por favor me responda M.m,s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 16/03/2013.
      Vc tem um risco maior de gravidez na trompa afetada.

      Excluir
  85. Fiz uma histerossalpinografia e o resultado deu que a cavidade uterina está discretamente laterizada a direita,a trompa direita fixa,filiforme e permeavel e a trompra esquerda filiforme e permeavel.
    A conclusão radiografica diz:Fixação da trompa direita e processo aderencial anexial a direita.
    O que isso quer dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá N.HTONA.
      Que vc pode ter aderências envolvendo a trompa direita, sequelas de processos inflamatórios nessa região.

      Excluir
  86. Boa noite Dr. Daniel...
    fiz o exame que deu coleção líquidas anexias bilaterais sugerindo hidrossalpinge, gostaria de saber se a maneira mais adequada e segura para a cirúrgia é por videolaparoscopia? desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 20/03/2013.
      Sim, a laparoscopia é a melhor forma de abordar a hidrossalpinge.

      Excluir
  87. Dr.Diógenes fiz uma indrovaginal o resultado foi hidrossalpinge leve na trompa esquerda não sinto dor,só desconforto na hora da relação,minha médica disse que não tem problema algum,me passou um antibiótico,mas disse que eu teria problemas para engravidar,procurei outra opinião,COM Dr.Antonio Lucio ele disse que eu poderia engravidar normalmente sem problemas,mas estou com muito medo por favor me ajude,me responda se posso engravidar sem medo,e eu tambem tenho cervicite cronica ativa cevera no meu útero,isso pode me prejudicar em alguma coisa.desde de já lhe agradeço.S.Y.S

    ResponderExcluir
  88. Olá SYS.
    A hidrossalpinge dificulta a gravidez tanto naturalmente quanto por tratamentos.....realize novo US e procure um especialista.
    Cervicite no colo do útero é algo comum e não tem relação alguma com fertilidade.

    ResponderExcluir
  89. Tenho 47 anos, estou tentando engravidar pela 1ª vez há 1 ano, fiz histeroscopia em junho\12 e retirei 3 pólipos do endométrio. Agora em março fiz uma histerossalpingografia e o resultado foi: cavidades do colo e corpo uterino opacificados, de forma e volumes normais. Falha de enchimento linear no corpo do útero. trompa direita opacificada em toda extensão com pneumatização do meio de constraste. Trompa esquerda opacificada e ectasiada. Prova de Cotte negativo à esquerda.
    Conclusão:
    Sinéquia uterina.
    salingite cística à esquerda.
    Estou ovulando normalmente e hormonio normal. Tenho chance de engravidar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 01/04/2013.
      Na sua idade vc deve tentar ver se há chances de realizar uma fertilização in vitro....corra...procure um especialista.

      Excluir
  90. Dr.Diógenes tenho 39 anoe e há 8 anos tento engravidar, nunca consegui. Fiz uma histerossalpingografia há 2 anos , o resultado foi normaal, porém o meu médico questionou o resultado e fiz uma vídeolaparascopia , onde ele recuperou meu ovários esquerdo 80% pois o mesmo estava com uma aderência causada por uma infecção do passado, nesta época ele não mencionou nada sobre as trompas. Agora fiz novamente a histero e deu trompa direita OK e esquerda com dilatação focal , no exame contas assim- hidrossalpinge focal? Será este o motivo de não conseguir engravidar? o que sei é que esta provável Hidrossalpinge não é vista na US, porque estava fazendo controle de ovulação e meu médico nunca detectou...Pretendo fazer uma FIV em janeiro , o que o Senhor me aconselha, tenho consuta marcada para sexta-feira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nilpa.
      Lhe aconselho a fazer a FIV logo, e se tiver hidrossalpinge, vc deve retirar a trompa antes.

      Excluir
  91. ola meu nome é Rosana e tenho 46 anos, eu tenho hidrossalpinge e estou aguardando vaga para operar so que nessa semana estou sentindo muitas dores e esta saindo uma secreção amarela sem cheiro , pode acontecer da trompa suturar ?desde ja agradeço pela ajuda boa noite .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosana.
      Vc pode ter infeccão da trompa.....procure um especialista.

      Excluir
  92. Boa tarde Dr. Daniel!

    Meu nome é Gabriela tenho 31 anos e hoje recebi um diagnóstico realizado através de um ultrassom endovaginal, de uma possível Hidrossalpinge na trompa esquerda, a descrição foi presença de imagem tubular, anecócica, conteúdo homogêneo. medindo 2,2 x 1,3 cm sugestivo de hidrossalpinge e também um pequeno mioma uterino. A médica só mudou o anticoncepcional e disse que isso não me impede de engravidar pois tenho a trompa direita e quanto ao mioma fazer o acompanhamento.

    Gostaria da sua opinião sobre esse possível diagnóstico e se devo procurar outro médico ou fazer outros exames.

    Desde já obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriella.
      Acho que vc deve repetir o us, para elucidar o diagnóstico.

      Excluir
  93. Bom dia Dr. Daniel , em janeiro de 2012 fui diagnosticada com CA no cólon do útero fiz todo tratamento necessário, passei 11meses sem menstruar, em fevereiro menstruei foi muito doloroso, em março n menstruei, mas continuei com dores na região pélvica, em abril menstruei, então as dores aumentaram fui até hospitalizada, o médico solicitou uma endovaginal e um leucograma.Na endovaginal deu o seguinte resultado: Observamos em região anexial esquerda volumosa formação expansiva de aspecto tubular septado e conteúdo líquido espesso, medindo 5,5 x 4,9 cm. Hidrossalpinge com componente hemorrágico. Já fiz laqueadura. Como será o tratamento disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jacynara.
      O tratamento é cirúrgigo, por vídeo-laparosocopia.

      Excluir
  94. Boa Noite Dr.Daniel!
    Fiz hoje a histerossalpingografia gostaria que me ajudasse a entender o resultado:

    - RADIOGRAFIA PANARÂMICA DA PELVE SEM ALTERAÇÕES.
    - COLO UTERINO PÉRVIO DE ASPECTO ANATÔMICO.
    - CAVIDADE DO CORPO UTERINO REDUZIDO DE VOLUME E COM IRREGULARIDADE NA REGIÃO FÚNDICA E FORMAÇÃO DE DIMINUTOS DIVERTÍCULOS.

    - TUBA UTERINA DIREITA PÉRVIA.
    - TUBA UTERINA ESQUERDA OBSTRÍDA NA REGIÃO DISTAL.
    - PROVA DE COTTE: POSITVA Á DIREITA.

    Mediante á esse resultado terei a possibilidade de engravidar por vias naturais?

    Tenho 35 anos e não tenho filhos.

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 16/04/2013.
      Sua trompa direita funciona, mas a esquerda está fechada, vc pode engravidar.

      Excluir
  95. Dr Daniel

    Fiz uma histerissalpingografia, onde acusou os seguinte resultados:
    - utero em AVF
    - Colo sem alterações
    - Cavidade corporal de forma e volume normais, normalmente contrastada sem lesoes organicas
    - trompas permeaveis
    - prova de cotte positiva

    Gostaria de saber o que significa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 16/04/2013.
      Exame normal. Trompas funcionando.

      Excluir
  96. eu tenho 43 anos e estou tentando engravidar fiz um us transvaginal e deu: ovário direito comprometido por imagem solidocistica sem fluxo e em região paraovariana direita imagem anecoica ovalada medindo 17x12x16mm imagem sugestiva de hidrossalpinge. sendo assim eu gostaria de saber se tenho chance de engravidar e quais os tratamentos necessários?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 17/04/2013.
      Pela sua idade vc deve tentar uma fertilização in vitro.

      Excluir
  97. Meu nome é Jacynara moro no interior de Pernambuco, estou com hidrossalpinge, sinto dores constantes e no peíodo menstrual a coisa piora 100%, corro o risco de ter hemorragia? na endovaginal apresentou hidrossalpinge hemorrágica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jacynara.
      Vc não core risco de hemorragia, somente de infecção e dor.

      Excluir
  98. olá eu tenho vários Miomas e hidrossalpinge no final de 2011 descobri q estava com gardinerella fiquei muito tempo com isso achando que era os miomas que já tinham virado cancer e eu estava podre por dentro até que criei coragem e fui ao médico fiz o preventivo ai eu fui saber que estava com um dst fiquei chocada. logo descobri que meu marido estava tendo um caso com uma garota de programa dai a origem do DST quando foi no final do ano passado fiz uma ressonância e além dos miomas estou com hidrossalpinge a pergunta é: essa hidrossalpinge é devido ao DST ou uma cezáriana mal feita sou operada não posso mais ter filhos. outra pergunta como é feita a cirurgia de hidrossalpinge o meu médico disse que vou ter que colocar um cateter sai dela muito nervosa ele disse que é uma cirurgia muito delicada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 19/04/2013.
      A hidrossalpinge pode acontecer por infecção e bactérias.
      a cirurgia é simples e feita por vídeo.

      Excluir
  99. DR DANIEL


    FIZ VARIOS EXAMES OS PROMEIROS DERAM CISTOS, AGORA DEU HIDROSSALPINGE A DIREITA
    FIZ EXAME DE TOMOGRAFIA PELVECA OS COMENTARIOS FORAM ESSES :
    -AORTA E VEIA INFERIOR E CALIBRE NORMAIS.
    -NÃO OBSERVAMOA LINFONODMEGALIAS PELVICAS.
    -ALÇAS INTESTINAIS VISIALIZADAS NAO MOSTRAM ALTERAÇOES APRECIAVEIS.
    -BEXIGA SEM REPLEÇAO ADEQUADA PARA SUA AVALIAÇAO SASTIFATORIA.
    -NÃO SE IDENTIFICA LIQUIDO ASCISTICO.
    -FLEBÓLITOS NA PELVE
    -LOCALIZADA NA REGIAO ANEXIAL DIREITA MEDINDO 6,8X4,1
    POSSO ENGRAVIDAR ?
    -FORMAÇAO BEM DLIMITADA, DE CONTORNO LISOS,COM DENSIDADE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resposta ao anônimo de 19/04/2013.
      Depende do que é essa imagem, faça um us transvaginal e procure um especialista.

      Excluir