sábado, 1 de dezembro de 2012

Acupuntura e seus efeitos na Fertilidade


Ultimamente, muito tem-se pesquisado sobre os efeitos benéficos da acupuntura na fertilidade humana, sobretudo durante os tratamentos de reprodução assistida. 

Vários são os estudos médicos evidenciando melhores taxas de gravidez em fertilização in vitro (FIV) quando se usa a acupuntura. 

Esta técnica vem sendo utilizada pela medicina tradicional dos países orientais, para a cura de diversas doenças, por muitos séculos.

Em recente estudo, realizado na Universidade de Ciências da Saúde de Pequim, na China, demonstrou-se que pacientes submetidas à fertilização in vitro (FIV) e que foram, também, submetidas a sessões de acupuntura nos dias que antecederam a transferência embrionária e no próprio dia da transferência de embriões, tiveram maiores taxas de gravidez quando comparadas às pacientes que não foram submetidas à acupuntura. 

As explicações para um sucesso maior na FIV com o uso da acupuntura são muitas. 



Em primeiro lugar, a acupuntura parece provocar uma diminuição do estado de ansiedade e estresse que o tratamento de reprodução assistida provoca na mulher, isso, por si só, já melhoraria as taxas de gravidez.

Em segundo lugar, alterações orgânicas também foram demonstradas, como : uma diminuição da contratilidade uterina, fato este que pode ocorrer após o processo de transferência embrionária, devido ao contato da pequena cânula utilizada para realizar a transferência. Assim, seria menor a chance de haver um deslocamento do embrião de sua posição ideal ou de haver uma expulsão do mesmo para fora do ambiente uterino. 

Além disso, há também um aumento da receptividade endometrial (região do útero onde o embrião se implanta, ou seja, se fixa para iniciar seu desenvolvimento). Essa maior receptividade ocorreria pela liberação de determinadas substâncias químicas (os chamados mediadores químicos) o que aumentaria a chance de uma maior interação entre endométrio e embrião, levando, portanto, a uma maior probabilidade de implantação deste no leito endometrial.

Podemos, claro, extrapolar esses resultados benéficos da acunputura na FIV, para aqueles casais que estão tentando engravidar naturalmente ou por outros métodos, como a inseminação intrauterina e a indução de ovulação.

Esses fatores e descobertas abrem caminho para uma possível mudança nos tratamentos convencionais e ocidentais, com o uso de ferramentas da medicina oriental nos ajudando a aumentar as taxas de sucesso nos tratamentos de reprodução assistida. 


2 comentários: