sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Acupuntura na Fertilização in Vitro


Desde os primeiros estudos publicados sobre o uso da acupuntura como tratamento adjuvante aos ciclos de Fertilização in Vitro (FIV), há mais de 10 anos, vários questionamentos vem sendo feitos sobre o real benefício desta técnica milenar. 

Existe uma gama enorme de pesquisas evidenciando efeitos positivos do seu uso no aumento das taxas de gravidez após FIV. Porem, grandes dúvidas ainda existem.

Existe realmente benefício? Pode haver algum malefício?
Será que o benefício é somente devido a um efeito placebo (efeito positivo de uma medicação que ocorre somente pelo fato de quem faz uso achar que a mesma vai ajudar no tratamento)?

O grande problema, para se avaliar o uso da acupuntura, são os estudos existentes que não são confiáveis e nem apresentam um número suficientemente grande de pacientes, o que enfraquece as conclusões sobre os mesmos. 

Baseado nestes dados, pesquisadores das Universidades da Califórnia e da Pennsylvania, na Philadelphia, Estados Unidos, analisaram diversas pesquisas sobre o assunto e publicaram suas conclusões na Fertility and Sterility, jornal da ASRM (Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva) em junho de 2013.

As conclusões a que chegaram foram: 

1- O efeito placebo parece realmente existir em alguns casos.

2- Não existem estudos fortes o suficiente que comprovem os benefícios da acupuntura, nem em que período do tratamento de infertilidade a mesma deve ser usada. Porém, algum benefício parece existir e este pode ser pelo próprio tratamento ou somente pelo efeito placebo. 

Entretanto, pode haver um estresse associado à esta técnica, o que pode trazer danos à paciente.

Assim, a paciente deve ter acesso à acupuntura antes da FIV e deve sentir-se relaxada nas sessões, sem sentir nenhum estresse. Mais ainda, se for optado por realizar acupuntura no dia da transferência embrionária, está deverá ser realizada na própria clinica onde ocorrerá a transferência ou numa distância pequena da mesma, para se evitar situações de estresse. 

Portanto, a acupuntura é um método que pode ajudar a aumentar as taxas de gravidez, muito embora não se entenda como, desde que não provoque estresse para a paciente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário