quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Idade da Menarca x Fertilidade

Na medicina reprodutiva, existem algumas perguntas que ainda não têm uma resposta definitiva. Uma delas refere-se a idade da mulher na primeira menstruação. Será que a idade feminina quando ocorre a primeira menstruação (menarca) estaria associada à subfertilidade ou infertilidade? 
Considerando-se que a primeira menstruação é o ponto inicial de vida fértil de uma mulher, ou seja, quando ela começa a ovular, então isto poderia ter alguma relação com a fertilidade futura. 

Pesquisadores da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, tentaram responder a esta pergunta e publicaram os resultados de sua pesquisa na Human Reproduction, a revista mensal da ESHRE (Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia) em setembro deste ano. 

A pesquisa avaliou 73107 mulheres que ficaram grávidas entre os anos de 1996 e 2002, na Dinamarca. A idade média da primeira menstruação foi de 13 anos. Metade dessas mulheres atingiu a gravidez em menos de dois meses, 32% demoraram mais de 6 meses e 16% mais de 12 meses. 

As mulheres que tiveram a menarca com 15 ou mais anos demoraram mais tempo para engravidar do que as que tiveram a primeira menstruação aos 13 anos. Assim como as mulheres com menarca aos 11 anos demoraram menos para engravidar do que as mulheres que menstruaram a primeira vez aos 13 anos. 
Assim, foi observada que uma menarca mais tardia estaria associada a um risco maior de subfertilidade e infertilidade. 

Alguns estudos recentes, também, acharam uma relação inversa entre níveis de AMH (hormônio antimulleriano), um marcador de reserva ovariana (indicativo da quantidade de óvulos que a mulher apresenta) e a idade da menarca. Quanto mais tarde a primeira menstruação mais baixo seria o nível deste hormônio durante o período de vida fértil e portanto menor a reserva ovariana e maiores as dificuldades para engravidar. 

Esta pode ser a explicação para os achados desta pesquisa, embora existam controvérsias e mais estudos sejam necessários para se estabelecer a verdadeira conexão entre fertilidade e idade feminina na ocasião da primeira menstruação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário