quinta-feira, 23 de abril de 2015

Distúrbios do Sono x Ovários Policísticos


A SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos) é a alteração endocrinológica mais comum nas mulheres em idade fértil. Provoca ciclos anovulatórios (não ovulação) e consequentemente infertilidade. Está muito ligada à obesidade e sobrepeso e a alterações do metabolismo, como: resistência insulina, intolerância à glicose, diabetes mellitus e dislipidemias (alterações dos níveis de colesterol).

Engravidar para as mulheres que têm SOP pode ser um verdadeiro desafio. É preciso perder peso, realizar atividades físicas e ter uma alimentação balanceada para que as chances de gravidez aumentem e para ter menos complicações durante a gravidez.

Os distúrbios do sono, como a apnéia do sono (distúrbios respiratórios), parecem ser mais comuns nas mulheres com SOP, fator que provoca uma diminuição da qualidade de vida e um aumento do risco de problemas cardiovasculares e metabólicos, como o aumento da resistência insulínica (estágio pré-diabetes).

Pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, publicaram um estudo em fevereiro de 2015, na Human Reproduction, a revista da Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE) para avaliar a ligação entre ovários policísticos e os distúrbios do sono. Os achados deste estudo demonstraram uma incidência duas vezes maior de distúrbios do sono em mulheres com SOP quando comparadas com mulheres sem ovários policísticos, foi observado, por exemplo, uma maior dificuldade em se “cair no sono” e na manutenção de um bom sono.

Parece haver uma associação fraca entre IMC (Índice de Massa Corporal) elevado e  problemas no sono, enquanto parece haver uma forte relação entre sintomas depressivos nas mulheres com SOP e distúrbios do sono. Foi observado também um aumento da irritabilidade e do mau-humor associados a esses distúrbios.

Dados como estes são importantes para que possamos cuidar melhor da saúde mental e física das mulheres com SOP, permitindo um melhor controle desta patologia e de suas complicações. Esta é mais uma faceta da síndrome dos ovários policísticos, patologia muito comum e de difícil controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário